Durante a comemoração dos 20 anos de Xbox, a Microsoft revelou uma grande quantidade de títulos chegando na retrocompatibilidade. Conforme anunciado, mais de 70 jogos do Xbox original e Xbox 360 agora podem ser conferidos no Xbox One e Xbox Series X/S.

Jogos do Xbox original poderão ser conferidos com maior resolução pelos jogadores, enquanto jogos do 360 terão melhorias com o FPS Boost, que aumenta a taxa de quadros por segundos dos títulos para 60 FPS.

Jogos da franquia Max Payne aparecem como destaques entre os novos títulos disponíveis na retrocompatibilidade. Além disso, franquias de peso passaram a ter mais FPS, como todos Gears of War, Fallout 3, Fallout: New Vegas, Dragon Age: Origins, Elder Scrolls IV: Oblivion, Dead Space 2 e 3 e Alan Wake.

Fim da retrocompatibilidade

Enquanto a adição de diversos novos títulos é um motivo para comemorar, por outro lado os fãs também terão que "dar adeus" à retrocompatibilidade. Vale lembrar que os jogos já acrescentados continuarão disponíveis, porém a Xbox revelou que novos títulos não serão mais adicionados.

Anunciado em 2015, o serviço é um grande sucesso e agrada muito os jogadores da plataforma. Agora, após "chegar ao limite", a Xbox não trará novos jogos para a retrocompatibilidade.

Em um texto publicado no seu site oficial, a empresa explicou a decisão.

"Enquanto continuamos focados em preservar e aprimorar a forma de artes dos jogos, chegamos ao limite de nossa capacidade de trazer novos jogos para o catálogo da retrocompatibilidade devido a licenciamentos, restrições legais e técnicas. Obrigado por fazer parte desta jornada conosco."