Após a Microsoft adquirir a Bethesda, tornaram-se comuns os debates sobre a possível exclusividade de futuros títulos da empresa. Dona de marcas como Fallout e The Elder Scrolls, a Bethesda pode fortalecer de maneira considerável a line exclusiva de Xbox, enquanto os consoles da Sony podem sofrer grandes perdas. Starfield, próximo grande lançamento da Bethesda, foi confirmado como exclusivo de Xbox nos consoles, o que serviu como um aviso sobre o que o futuro vai apresentar aos jogadores.

Phil Spencer fala sobre exclusividade de TES VI

Agora, Phil Spencer, o chefão da Xbox, comentou o assunto da exclusividade durante uma entrevista para a revista GQ. Spencer praticamente confirmou que os próximos jogos da Bethesda seguirão o mesmo rumo de Starfield, tornando-se exclusivos de Xbox nos consoles.

O chefe da Xbox ainda afirmou que não é sobre "punir nenhuma plataforma", pois acredita que todas continuam em crescimento. Porém, Spencer deseja o "pacote completo" para Xbox.

"Para estar no Xbox, eu quero trazer o pacote completo que temos. E isso seria verdade quando penso em The Elder Scrolls 6. Isso seria verdade quando penso em qualquer uma de nossas franquias"

Vale lembrar que ao falar no "pacote completo", Phil Spencer está referindo-se aos consoles Xbox, Game Pass, Xbox Live e xCloud, ou seja, todo o ecossistema que atualmente torna a marca Xbox extremamente forte e em constante crescimento no mundo inteiro.

The Elder Scrolls VI

Muito provavelmente um exclusivo de Xbox, TES VI não será lançado tão cedo. Recentemente, Todd Howard comentou sobre a demora do título, afirmando que outros projetos adiaram o próximo jogo da franquia.

"Eu gostaria de poder balançar uma varinha mágica para apenas lançar o jogo que queremos. Absolutamente. Mas há outras coisas que queremos fazer, certo? Obviamente, Fallout 4 foi um grande sucesso, passamos muito tempo nisso. Queríamos entrar no online com Fallout 76"

Sobre a demora do lançamento de TES VI, na última semana, Howard ainda citou Starfield como um dos principais motivos que causam a prorrogação desse prazo de espera.