Em uma entrevista para o IGN, Todd Howard, diretor da Bethesda Game Studios, falou sobre o lançamento de The Elder Scrolls VI, afirmando que gostaria de oferecer o título antes do esperado, porém também garantindo que os fãs terão que esperar um bom tempo. O diretor da Bethesda mostrou-se insatisfeito com a demora, afirmando que não considera bom o espaço que há entre o lançamento de Skyrim e a chegada do novo jogo da franquia, que deve aparecer no mercado apenas daqui a alguns anos.

Todd Howard fala sobre lançamento de TES VI

Todd Howard comentou sobre os outros projetos da desenvolvedora, afirmando que a vontade de trabalhar em outras franquias e conteúdos fez com que o desenvolvimento de TES VI não pudesse ser iniciado tão rapidamente.

"Eu gostaria de poder balançar uma varinha mágica para apenas lançar o jogo que queremos. Absolutamente. Mas há outras coisas que queremos fazer, certo? Obviamente, Fallout 4 foi um grande sucesso, passamos muito tempo nisso. Queríamos entrar no online com Fallout 76"

O diretor citou Starfield com um dos motivos para que The Elder Scrolls VI esteja demorando mais do que o esperado, afirmando que a equipe sentiu que precisava iniciar o projeto para que o jogo não corresse o risco de nunca sair do papel.

Howard afirmou que os desenvolvedores tinham o desejo de criar um universo novo, com Starfield surgindo para suprir essa necessidade.

"Nós queriamos fazer algo como Starfield. Há muito tempo queríamos fazer outra coisa e criar um novo universo. Bem, se não agora — estou voltando no tempo, começamos logo após Fallout 4, então 2015 — se não agora, quando?E parecia que se não o começássemos, talvez ele nunca fosse feito."

O diretor ainda afirmou que a equipe sente-se muito bem com a franquia The Elder Scrolls, especialmente com TES Online, o que fez com que acreditassem que era realmente o motivo para trabalhar em algo como Starfield.

Para finalizar, Todd Howard deu sua palavra para garantir que tudo está sendo feito da maneira correta. Ou seja, apesar da demora, os fãs podem esperar que TES IV seja "muito grande e impactante" quando for lançado.