Está sendo disponibilizada nesta semana pela Microsoft a atualização de novembro de 2021 do Windows 10 que traz a versão 21H2 para o sistema operacional. Esta atualização irá além de um patch de atualização cumulativa comum. Como se trata de uma atualização opcional, será necessário dar o comando manualmente para baixar e instalá-la, ou seja, o usuário poderá escolher quando irá realizar o processo de update da versão do Windows 10.

A atualização do Windows versão 21H2 é baseada na plataforma Vibranium, implementada pela Microsoft no início de 2020. Essa plataforma está presente também nas versões 2003, 20H2 e 21H1 do Windows 10. Dessa forma, este novo update de versão do Windows não irá necessitar da instalação de uma atualização completa ou compilação para atualizar. Para usuários que utilizam uma versão anterior a 2004 do Windows 10, infelizmente será necessário instalar uma atualização completa.

Captura de tela da atualização para o Windows 10 versão 21H2. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela da atualização para o Windows 10 versão 21H2. Fonte: Vitor Valeri

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 10, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo no canto esquerdo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 05: Selecione em "Baixar e instalar" nas atualizações.

Resumo do update de novembro do Windows 10 21H2

Na atualização de novembro de 2021 do Windows 10 versão 21H2, a Microsoft traz o suporte para o "WPA3 H2E", basicamente um padrão de segurança Wi-Fi aprimorado. Nesta nova versão do padrão, haverá uma melhor segurança ao conectar através de conexões sem fio.

Outra novidade é a implementação de modelos de implantação sem senha simplificados no Windows Hello para empresas. Com isso, haverá uma camada adicional de segurança na virtualização, onde teremos um aprimoramento do suporte a sensores de impressão digital e facial, ajudando a isolar e proteger os dados biométricos de autenticação do usuário.

Tivemos também atualizações voltadas para desenvolvedores, onde a Microsoft implementou o suporte a computação de GPU no Windows Subsystem for Linux (WSL). A tecnologia utilizará o Azure IoT Edge para Linux no Windows, permitindo outros fluxos de trabalho de computação intensiva. Com essa possibilidade, os usuários poderão desenvolver melhor aplicações envolvendo machine learning.

Windows 10 recebe nova Microsoft Store do Windows 11

Nesta semana a Microsoft também disponibilizou no Windows 10 a nova Microsoft Store desenvolvida para o Windows 11. Durante o evento de lançamento do Windows 11 em junho, a Microsoft chegou a prometer que traria a nova experiência de sua loja de aplicativos tanto para o Windows 11 quanto para o Windows 10. Saiba em nosso artigo o que há de novo na nova versão da Microsoft Store e como atualizá-la.