O Windows 10 começou a receber a nova Microsoft Store desenvolvida para o Windows 11. Durante o evento de lançamento do Windows 11 em junho, a Microsoft chegou a prometer que traria a nova experiência de sua loja de aplicativos tanto para o Windows 11 quanto para o Windows 10. Pois bem, agora os usuários podem atualizar normalmente o app da Microsoft Store ao buscar por atualizações na própria loja de aplicativos.

Anteriormente, durante o evento "What’s new for Windows", a Microsoft revelou que realizou diversas mudanças na Microsoft Store, trazendo um novo design, além de um desempenho aprimorado e um suporte melhor para desenvolvedores. Naquele momento, a empresa havia prometido trazer a redesign da Microsoft Store, feito para o Windows 11, para o Windows 10 e esse momento chegou.

Microsoft Store do Windows 11 chega ao Windows 10

Como você pode ver abaixo, a nova Microsoft Store tem uma interface totalmente redesenhada no Windows 10. Nota-se um design menos confuso que a versão atual da loja de aplicativos. É interessante notar que como a nova Microsoft Store é baseada no código XAML (UWP) ao invés de WebView, é provável que o usuário sinta um desempenho melhor ao navegar pela loja mesmo possuindo uma internet lenta.

Outra melhoria que se nota na nova Microsoft Store é a velocidade do download de aplicativos e a melhora no gerenciamento da biblioteca de aplicativos instalados. Entretanto, apesar dos aprimoramentos, infelizmente a Microsoft não tem planos para trazer seu subsistema do Windows para Android para o Windows 10, ou seja, por enquanto, a instalação e a execução de apps Android será algo exclusivo do Windows 11.

Suporte para mais tipos de aplicativos

Segundo a desenvolvedora do Windows, a nova Microsoft Store oferece suporte para mais tipos de aplicativos. Além disso, é dito que sua loja de aplicativos está aberta para todos os desenvolvedores do Windows.

Nova Microsoft Store: Como atualizar

Para atualizar a loja de aplicativos do Windows 10 para o novo design da Microsoft Store, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Abra a Microsoft Store no Windows 10 que está localizada na barra de tarefas embaixo.

Passo 01 - Como atualizar para a nova Microsoft Store. Fonte: Vitor Valeri
Passo 01 - Como atualizar para a nova Microsoft Store. Fonte: Vitor Valeri

Passo 02: Clique nos três pontos em cima no canto direito e selecione "Downloads e atualizações".

Passo 02 - Como atualizar para a nova Microsoft Store. Fonte: Vitor Valeri
Passo 02 - Como atualizar para a nova Microsoft Store. Fonte: Vitor Valeri

Passo 03: Selecione o botão "Obter atualizações" e aguarde até que o download da Microsoft Store seja feito e a instalação seja realizada.

Passo 03 - Como atualizar para a nova Microsoft Store. Fonte: Vitor Valeri
Passo 03 - Como atualizar para a nova Microsoft Store. Fonte: Vitor Valeri

Pronto, agora você possui a nova versão da Microsoft Store, lançada junto com o Windows 11.

Apps da Amazon e Epic Games chegarão na Microsoft Store

No final de setembro, foi anunciado pela desenvolvedora do Windows que a nova Microsoft Store irá ganhar aplicativos da Amazon e da Epic Games nos próximos meses. Através da parceria da Microsoft com a Amazon, será possível agora procurar por apps Android da Amazon Appstore diretamente da Microsoft Store. Para saber mais, acesse nossa matéria sobre o que está por vir para a nova loja de apps do Windows.