Desde o evento de lançamento do Windows 11 em junho deste ano, ficamos sabendo que a empresa pretende rodar aplicativos Android em seu novo sistema operacional disponibilizando-os para download na Microsoft Store (loja de apps do Windows) através da Amazon AppStore. Chamado de "Latte", o projeto criado para trazer os aplicativos do Android para o Windows 11 utiliza tecnologia baseada no subsistema do Windows para Linux e no Projeto Astoria (suporte ao Android cancelado no Windows 10 Mobile).

Criado para trazer apps Android para o Windows 10 Mobile, o Project Astoria chegou a funcionar em um certo momento, mas acabou sendo cancelado. Agora, com o Projeto Latte, a Microsoft pretende levar o suporte aos apps Android no Windows para um novo patamar, trazendo mais aplicativos para a Microsoft Store.

Microsoft lança no Windows 11 a funcionalidade de execução de apps Android

Finalmente a Microsoft está implementando o que prometeu em seu evento de lançamento: trazer aplicativos Android para o Windows 11. A partir de hoje os usuários do Windows 11 que participam do Programa Windows Insider poderão executar apps mobile através do Windows 11 versão 21H2 Build 22000.xxx ou mais recente.

Captura de tela de um jogo mobile para Android. Fonte: windowslatest
Captura de tela de um jogo mobile para Android. Fonte: windowslatest

Como funciona a tecnologia para trazer os aplicativos Android para o Windows 11

De acordo com a Microsoft, os aplicativos Android irão estar disponíveis para "todos os tipos de processador" (AMD, Intel e Qualcomm). Para obter um melhor desempenho, a Intel fez uma parceria com a Microsoft para aprimorar a tecnologia Bridge, sendo possível executá-la tanto em sistemas Intel quanto AMD.

Além da tecnologia de integração Bridge da Intel, foi implementado também um novo subsistema chamado Windows Subsystem for Android. Ele alimenta a Amazon e o sideload de aplicativos mobile, além de possuir o kernel Linux.

Foi realizada uma integração entre o Android Open Source Project (AOSP) version 11 com o Windows 11. Através da página de configurações, é possível ajustar recursos como o Screen Reader, opções do subsistema, melhorar o desempenho do container e mais.

Assim como o subsistema Linux, o subsistema Android é executado através de uma Máquina Virtual Hyper-V e é capaz de entender APIs de apps Android e realizar ajustes de experiência do AOSP na camada gráfica do Windows. O subsistema aplica otimizações no buffer da memória, melhorando o desempenho e permitindo que o usuário utilize teclado, mouse e sensores.

Lançamento e disponibilidade

O suporte para a execução de aplicativos Android será lançado ainda hoje (20 de outubro de 2021) no Windows 11 através do canal de desenvolvedor disponível para participantes do Programa Windows Insider.