Após a atualização de outubro de 2021 para Windows 11, além do bug de instalação de impressoras e da queda de desempenho em processadores AMD, surgiram também erros que causam lentidão ao utilizar o explorador de arquivos.

Felizmente, já é possível ver que através da atualização KB5006746 (Build 22000.282) para participantes do Programa Windows Insider temos a correção de diversos bugs, incluindo o relacionado a AMD. Entretanto, ainda resta corrigir a questão da queda de desempenho causada pela utilização do explorador de arquivos.

Bug do explorador de arquivos deixa PCs com Windows 11 lentos

Ao que parece, a barra de comando parece fazer cálculos desnecessários quando o usuário navega entre pastas diferentes e isso resulta em uma "queda inesperada e desempenho". Este bug ocorre também quando se seleciona arquivos utilizando a funcionalidade de arrastar para transferi-los de um local para outro com mais facilidade.

Além da lentidão, esse erro causou o uso excessivo de memória. Isso acontece quando o usuário seleciona arquivos com as teclas de seta. Felizmente, com a Build 22478, atualização para testadores do Windows 11, corrige a raiz deste problema.

Captura de tela do explorador de arquivos no Windows 11.
Captura de tela do explorador de arquivos no Windows 11.

Previsão para lançamento de uma nova atualização para o Windows 11 estável

De acordo com a Microsoft, ainda serão feitos mais testes no canal de desenvolvedores. A previsão para lançamento de uma nova atualização para a correção dos diversos bugs que surgiram no Windows é para novembro. Caso os problemas que estão ocorrendo no novo SO da Microsoft estejam atrapalhando muito, realize o downgrade para o Windows 10.

Está enfrentando mais algum problema? Não deixe de relatar entrando em contato com o redator desta matéria!