Após a primeira atualização (KB5006674) liberada pela Microsoft após o lançamento da versão final (estável) do Windows 11, foi confirmado pela empresa novos problemas relacionados à falha da instalação de impressoras em ambientes corporativos. De acordo com a desenvolvedora do Windows, a instalação da impressora pode falhar ao tentar pela rede em dispositivos que acessam impressoras por meio do servidor de impressão usando conexões HTTP.

O problema que está ocorrendo com impressoras no Windows 11 está afetando apenas o processo de download e instalação quando é feito de forma automática. De acordo com a Microsoft, a instalação de impressoras também apresenta problemas ao utilizar o Internet Printing Protocol (IPP) em empresas que compartilham uma impressora IPP utilizando conexões de impressoras.

Microsoft dá solução temporária

Segundo a Microsoft, os administradores ainda poderão instalar os drivers de impressora no cliente ao copiar pacotes de drivers de um local conhecido (versões antigas de drivers).

Os problemas que estão ocorrendo com impressoras afetam as plataformas cliente e servidor do Windows.

Confira abaixo quais são as afetadas:

  • Cliente: Windows 10, versão 21H1; Windows 10, versão 20H2; Windows 10, versão 2004; Windows 10, versão 1909; Windows 10, versão 1809; Windows 10, versão 1607; Windows 10 Enterprise 2015 LTSB; Windows 8.1; Windows 7 SP1; Windows 11, versão 21H2.
  • Servidor: Windows Server 2022; Windows Server, versão 20H2; Windows Server, versão 2004; Windows Server, versão 1909; Windows Server, versão 1809; Windows Server 2016; Windows Server 2012; Windows Server 2008 SP2.

Microsoft já está trabalhando em uma correção

A Microsoft afirmou que já está investigando a causa dos problemas citados e trabalhando para trazer correções para os usuários do Windows 11. No caso de computadores com Windows 10 e Windows Server 2022, os bugs já podem ser corrigidos através da atualização de outubro de 2021 (confira todos os detalhes aqui).

É confirmado mais um novo problema com impressoras

Infelizmente foi confirmado mais um problema com as impressoras pela Microsoft. Trata-se de um bug onde as propriedades de impressão personalizadas não são exibidas corretamente aos clientes do servidor de impressão. Embora isso não cause falhas no processo de impressão, acaba limitando as configurações padrão para impressão.

A Microsoft diz:

"Este problema resulta de uma construção inadequada do arquivo de dados que contém as propriedades da impressora. Os clientes que receberem este arquivo de dados não poderão usar o conteúdo do arquivo e, em vez disso, continuarão com as configurações de impressão padrão. Servidores que usam configurações de impressão padrão e não têm configurações personalizadas a serem fornecidas aos clientes, não são afetados."