Após a estreia oficial do Windows 11 no dia 5 de outubro, alguns usuários têm relatado uma estranha experiência em que, mesmo ao atualizar o Windows 10 para o novo sistema operacional, a barra de tarefas permanece com a mesma aparência de antes ao invés de adotar o novo design. Isso não é uma surpresa, já que em todo lançamento de um novo sistema operacional há sempre diversos bugs que acabam aparecendo, mesmo após serem feitos vários testes. Alguns usuários relataram através do Reddit e do "Hub de Comentários" do Windows que o Windows 11 estava parecendo um sistema operacional "híbrido", apresentando comportamentos do Windows 10 e do Windows 11 simultaneamente.

Um usuário compartilhou no Reddit uma captura de tela do Windows 11 mostrando que a barra do Windows 10 continuava sendo exibida mesmo após a atualização para o novo sistema operacional. Como se não bastasse, o menu iniciar simplesmente parou de funcionar.

"Atualizando [o PC] para o Windows 11 utilizando o assistente de atualização oficial da Microsoft. Ainda tenho a barra de tarefas antiga e o menu iniciar não funciona."

Bug na barra de tarefas do Windows 11 onde é exibido a barra de tarefas do Windows 10. Fonte: Reddit
Bug na barra de tarefas do Windows 11 onde é exibido a barra de tarefas do Windows 10. Fonte: Reddit

Diversos usuários relatam sobre problemas de design e funcionamento da barra de tarefas no Windows 11

Logo após o relato acima, outros usuários do Reddit também disseram estar enfrentando problemas semelhantes com a barra de tarefas após atualizar o Windows 10 para o Windows 11. Este mesmo bug foi notado no Programa Windows Insider quando o Windows 11 Build 22000.194 foi testado.

Na tentativa de corrigir o problema citado acima, usuários desinstalaram a atualização cumulativa mais recente do Windows 11. O procedimento funcionou em alguns casos, mas outros usuários acabaram sendo forçados a criar um novo perfil de usuário para solucionar o bug. O inconveniente de criar um novo usuário no Windows é a necessidade de copiar os dados e reinstalar alguns programas.

Acredita-se que o problema esteja relacionado a um registro corrompido

Devido ao fato de que a criação de um novo perfil de usuário no Windows 11 tenha interrompido o problema na barra de tarefas, acredita-se que a raiz do bug esteja relacionada a um registro corrompido ou uma configuração existente causando o mal funcionamento do sistema.

Microsoft ainda não está ciente do problema

Embora já existam diversos relatos de usuários reclamando de bugs na barra de tarefas do Windows 11, a Microsoft ainda não se posicionou sobre o assunto. Fique atento para mais detalhes sobre a resolução deste problema.