O Windows 11 Build 22509 começou a ser disponibilizado para os participantes do Programa Windows Insider, um canal de testes da Microsoft (Dev Channel). Nesta atualização houve algumas melhorias de qualidade no Menu Iniciar e na Barra de Tarefas.

Chamada de "Windows 11 Insider Preview 22509.1000 (rs_prerelease)", a atualização pode ser baixada através do Windows Update. É importante lembrar que, de acordo com a Microsoft, as alterações incluídas neste patch não têm vínculo com um update específico como a atualização de outubro de 2022 para o Windows 11.

Na atualização de visualização (preview) mais recente do Windows 11 temos importantes melhorias para o menu iniciar. Uma das novidades é a opção de alterar o layout do Iniciar. Além disso, agora será possível ver relógio e a data na barra de tarefa através de monitores secundários.

Entenda os riscos de participar do Programa Windows Insider

Caso você não participe dos testes da Microsoft através Programa Windows Insider, saiba que se você atualizar para as Builds (compilações) do Windows 11 mais recentes, não será possível fazer downgrade ou utilizar compilações estáveis. Só há uma forma de voltar a utilizar a versão estável do Windows 11, através da instalação limpa do sistema operacional via ISO do sistema operacional. Em nosso tutorial ensinamos como baixar e instalar a ISO do Windows 11 de diferentes formas.

Windows 11: Mudanças no Menu Iniciar

Com a chegada do Windows 11, o Menu Iniciar foi alterado completamente pela Microsoft e as Live Tiles acabaram sendo extintas. Os blocos dinâmicos foram substituídos por uma lista de rolagem de aplicativos que são fixados pelo usuário. Infelizmente a Microsoft acabou desistindo da ideia de personalização do menu e os aplicativos não podem ser mais agrupados.

Na Build 22509 do Windows 11 a Microsoft está testando um novo recurso que permite ao usuário clicar com o botão direito no Iniciar para abrir a janela de configurações. No novo menu suspenso de configurações inclui duas novas opções chamadas "More pins" (Mais pinos) e "more recommendations" (mais recomendações).

Novas funções do menu Iniciar.
Novas funções do menu Iniciar.

No caso da opção "more pins" o usuário pode criar atalhos de aplicativos no menu iniciar. Já o mais "more recomendations", como o próprio nome diz, serve para dar recomendações com base na preferência do usuário.

Windows 11 Build 22509: Outras melhorias

Confira abaixo outras melhorias que a Microsoft implementou na Build 22509 do Windows 11.

  • A Microsoft está testando uma versão atualizada da barra de tarefas com melhor suporte para o monitor secundário. Você poderá ver o relógio e a data na barra de tarefas dos dois monitores. A Microsoft está testando o recurso com um grupo selecionado de testadores, portanto, ele pode não aparecer no seu dispositivo.
  • A Microsoft está aprimorando a experiência de notificações do Windows no sistema operacional. Você recebe muitas notificações, a Microsoft empilhará suas três notificações de alta prioridade. Nesse caso, você pode ver três notificações de alta prioridade e uma notificação de prioridade normal. Assim como o recurso mencionado, essa alteração também está disponível para um pequeno grupo de usuários.
  • A Microsoft mudou as configurações de compartilhamento avançadas para o aplicativo Configurações do Windows.
  • A Microsoft fez alterações nas novas páginas específicas do dispositivo em Impressoras e Scanners em Configurações.
  • A página "Aplicativos instalados" das configurações permitirá que os usuários filtrem os aplicativos usando Nome (Z a A) ou (A a Z).
  • A Microsoft agora se lembrará de suas ações de Bluetooth ou WiFi quando você entrar no modo avião.
  • O Windows Sandbox agora permite que você reinicie.

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 11, siga os passos:

  1. Passo 01: Abra as configurações do Windows.
  2. Passo 02: Selecione a opção "Windows Update" na coluna ao lado esquerdo.
  3. Passo 03: Selecione "verificar se há atualizações".
  4. Passo 04: Ao localizar a atualização, ela será baixada e instalada automaticamente.
  5. Passo 05: Selecione em "Reiniciar agora".