O WhatsApp em breve ganhará um novo aplicativo para desktop no Windows 11 e no Windows 10. A Meta (antigo Facebook) adicionou seu aplicativo na Microsoft Store no início deste mês e agora ele está disponível oficialmente para teste beta. O WhatsApp UWP, ao que parece, é baseado em XAML e WinUI. Acredita-se que a empresa descartou os componentes da Web baseados em Electron para melhorar a performance. O app pode ser baixado na Microsoft Store do Windows 10 e 11, mas ainda está em fase beta.

Novo app WhatsApp para desktop: O que mudou?

De acordo com relatos, o desempenho da nova versão do WhatsApp para desktop é melhor comparado ao da web. Além disso, seu design é semelhante ao app para Windows Phone e da plataforma web. Infelizmente, por ainda estar em desenvolvimento, o aplicativo ainda não possui recursos avançados como, por exemplo, o suporte para status.

Captura de tela do WhatsApp UWP Beta na Microsoft Store. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela do WhatsApp UWP Beta na Microsoft Store. Fonte: Vitor Valeri

Novo WhatsApp para desktop: Como instalar?

Para instalar o novo app do WhatsApp para computador, acesse este link da Microsoft Store. Lembre-se de estar com a última atualização do Windows 10 ou Windows 11 instalada para que nenhum problema ocorra.

Novo WhatsApp para desktop: O que mudou?

No WhatsApp UWP há atualizações no visual tanto no Windows 10 quanto no Windows 11. Agora o aplicativo possui cantos arredondados, efeito de transparência, entre outros aspectos físicos. Além disso, o WhatsApp terá suporte para o recurso "inking" para desenhar com o mouse ou através de uma tela sensível ao toque (touch).

Recurso inking no WhatsApp UWP Beta.
Recurso "inking" no WhatsApp UWP Beta.

WhatsApp desktop ganha versão beta pública, veja como baixar

No final de agosto, o WhatsApp começou a disponibilizar uma versão beta pública de seu aplicativo para desktop nos sistemas operacionais macOS e Windows. O programa de testes é uma forma de melhorar o suporte do programa em todas as plataformas, pois o número de feedbacks reportados para a equipe de desenvolvedores será maior. Ao se inscrever no programa, você se tornará um "testador beta" e receberá as atualizações beta automaticamente. Confira a nossa matéria completa sobre a novidade.

WhatsApp adiciona nova função que dará mais controle sobre sua privacidade

No início deste mês, o WhatsApp começou a implementar uma nova funcionalidade que visa melhorar a experiência de privacidade de seus usuários. Esse recurso infelizmente ainda está em fase beta. Através da versão beta do app, foi possível visualizar uma nova opção para a função "visto pela última vez".

Anteriormente, a função "visto pela última vez" poderia ser exibida para todos os contatos ou para nenhum. Agora, nesta nova atualização da versão beta do WhatsApp, teremos a opção de exibir para "meus contatos, exceto...", permitindo assim que se escolha mais contatos não irão visualizar o horário que acessou o aplicativo pela última vez. Confira em nossa matéria todos os detalhes sobre esta novidade.

O que você achou das novidades sobre o WhatsApp? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!