O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. A plataforma que pertence ao Facebook conta com mais de 2 bilhões de usuários, e oferece experiência de bate-papo criptografada de ponta a ponta. Mas toda essa popularidade também tem seu lado ruim. Criminosos digitais se aproveitam para roubar contas de usuários para extorquir dinheiro e cometer outros crimes.

Como evitar que sua conta seja invadida no WhatsApp?

Os criminosos usam artimanhas para enganar um usuário do WhatsApp e obter acesso ao seu código de verificação de seis dígitos, sendo basicamente um OTP usado pelo aplicativo para fazer login. Dar a alguém seu código de verificação resultará na invasão da sua conta.

O uso de verificação em duas etapas pode salvar sua conta de ser comprometida, mesmo se alguém roubar seu celular ou tiver acesso ao seu código de verificação. É uma camada de segurança adicional que age como uma senha para sua conta do WhatsApp. Mas se você não usa o recurso, sua conta pode ser hackeada, no caso de alguém receber seu código de verificação.

Como recuperar conta hackeada do WhatsApp

Siga os passos abaixo para recuperar uma conta hackeada do WhatsApp:

  1. Faça login na sua conta através do aplicativo WhatsApp, usando seu número de telefone;
  2. Um código de seis dígitos será enviado para o seu número de telefone via sms. Digite o código.
  3. Isso registra você em sua conta imediatamente e desloga o hacker.
  4. Se foi solicitado um código de verificação em duas etapas, mesmo que você não tenha configurado um, isso significa que o invasor que está usando sua conta deve ter ativado um código de verificação em duas etapas. Como você não tem o código, significa que você tem que esperar 7 dias antes de poder fazer login sem o código de verificação em duas etapas.
  5. Não se preocupe. O hacker não poderá continuar qualquer conversa com seus contatos. Seus contatos também não poderão sequer ter acesso à sua conta do WhatsApp durante esse período.

Celular perdido ou roubado: como recuperar a conta do WhatsApp?

Se você não tem mais a posse do seu celular, recuperar sua conta no WhatsApp será de outra maneira. Como você não tem mais acesso ao seu cartão sim, o tutorial acima não servirá para você.

  • Você deve enviar um e-mail para o Whatsapp no endereço [email protected]. Esclareça todos os detalhes do incidente para a equipe do WhatsApp, e certifique-se de adicionar "Perdido/Robado: Por favor, desative minha conta" no assunto e no corpo de texto, e também forneça o número de celular cadastrado na conta do WhatsApp (insira o código +55 do Brasil seguido do DDD e o número do telefone).
  • Certifique-se de que está enviando este e-mail a partir do endereço de e-mail registrado em seu processo de autenticação de dois fatores. Se você não fez a autenticação de dois fatores antes, então você pode usar qualquer um dos seus endereços de e-mail.

Dado que a conta tenha sido desativada com sucesso, invasores não poderão mais usá-la para conversar com seus contatos. Agora você tem 30 dias para recuperar sua conta para voltar a ter acesso a todos os seus chats salvos, mídias e backups. Se você demorar mais de 30 dias, perderá o acesso a todos esses dados.