O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado em todo o mundo, especialmente no Brasil, apesar de se envolver em diversas polêmicas que envolvem a privacidade de seus usuários. Mesmo com tais polêmicas, a empresa ressalta que seu aplicativo é um dos mais seguros atualmente, principalmente por conta da criptografia de ponta-a-ponta empregada em todas as conversas dentro do app.

Para promover ainda mais segurança e privacidade a seus usuários, uma nova função está em teste para inscritos no programa WhatsApp Beta. De acordo com o portal WABetaInfo, site especializado em reportar novidades do mensageiro, a versão do aplicativo com o código 2.21.21.2 permite agora que você oculte a foto do seu perfil apenas para contatos específicos.

Até então, existia a opção que permitia apenas mostrar sua foto de perfil para todos, apenas para seus contatos ou para ninguém. Por enquanto, essa novidade está disponível apenas para usuários do WhatsApp Beta. O tutorial abaixo te ajudará a ver como ocultar sua foto de perfil para pessoas determinadas, entretanto, veja se seu WhatsApp está inscrito no programa Beta. Caso queira instalar o WhatsApp Beta em seu celular, confira o tutorial do Oficina da Net.

Sem mais delongas, vamos aprender como ocultar sua foto de perfil apenas para algumas pessoas.

Como ocultar a foto do perfil no WhatsApp?

Para ocultar a foto do seu perfil no WhatsApp para pessoas específicas, siga os passos abaixo:

Toque nos três pontinhos, depois em Configurações e Conta. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
Toque nos três pontinhos, depois em Configurações e Conta. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Passo 1. Abra o aplicativo do WhatsApp;

Passo 2. Toque no ícone representado por três pontinhos, localizado no canto superior direito da tela;

Passo 3. Com o menu aberto, toque em Configurações;

Passo 4. Após isso, toque em Conta;

Passo 5. Toque no item Privacidade para ter acesso a outras opções;

Passo 6. A seguir, toque em Foto do perfil.

Quatro opções privacidade são exibidas para a Foto de Perfil. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
Quatro opções privacidade são exibidas para a Foto de Perfil. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Aqui você encontra diferentes opções de privacidade;

  • Todos: se escolher esta opção, você permitirá que sua foto de perfil seja exibida para todos usuários, o que inclui aqueles que não estão em sua lista de contatos;
  • Meus contatos: ao selecionar esta opção, sua foto será exibida para todos os seus contatos;
  • Meus contatos, exceto…: selecionando esta nova opção, sua foto de perfil será exibida para todos os seus contatos, exceto com as pessoas específicas que você escolher;
  • Ninguém: com esta opção selecionada, sua foto de perfil não será exibida para ninguém, ou seja, nem para os seus contatos.

Passo 7. Como nosso objetivo aqui é te ensinar a ocultar sua foto de perfil para pessoas específicas, então selecione a opção Meus contatos, exceto…;

Passo 8. Nessa tela, você pode selecionar as pessoas da sua lista de contatos com quem você não quer compartilhar sua foto de perfil;

Passo 9. Depois que selecionar todos os contatos, basta concluir a operação tocando no ícone verde no canto inferior direito da tela.

Prontinho! Seguindo os simples passos acima, você pode manter sua foto oculta para quem você desejar, sem precisar bloquear esta pessoa.