O WhatsApp beta está cada vez mais perto de se tornar um aplicativo de compra e venda tanto para pessoa física quanto jurídica. Na última atualização tivemos a implementação de um novo tipo de funcionalidade, a "mensagem de produto". Através deste recurso, é possível enviar uma mensagem com foto, texto de um produto ou mais produtos (limitado a até 30 opções de compra), além de um botão para visualizar mais detalhes sobre o anúncio.

Como funciona a nova modalidade de compra no WhatsApp

Ao selecionar o produto ou os diversos itens desejados para compra, o cliente irá criar um "carrinho de compras" dentro do WhatsApp. Com todas as opções selecionadas, a pessoa poderá enviar o pedido de compra com mais facilidade. Entretanto, o pagamento ainda é externo ao aplicativo de mensagens instantâneas e é feito através de um link enviado por mensagem.

É importante salientar que ainda não há continuidade da experiência de compra entre dispositivos. Caso você inicie o processo de compra no celular e abrir o WhatsApp web no computador, não será possível ter acesso ao que foi feito no telefone. Pelo menos os carrinhos de compras criados pelo usuário não expiram e é possível acessá-los a qualquer hora.

Imagem ilustrativa demonstrando o funcionamento do novo recurso no processo de compras dentro do WhatsApp.
Imagem ilustrativa demonstrando o funcionamento do novo recurso no processo de compras dentro do WhatsApp.

Apenas pessoas físicas podem fazer transferências no WhatsApp

Até o momento, o Banco Central do Brasil (BCB) só permite que sejam realizadas operações entre pessoas físicas. Ainda não é possível utilizar cartões de crédito e débito para comprar produtos de empresas (pessoa jurídica). Além disso, as transferências de pessoa física estão limitadas a R$500 por transação.