O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo, apesar de muitas divergências de opiniões. Com a intenção de promover ainda mais a sua usabilidade, a empresa apresentou uma nova funcionalidade que integra chamadas de vídeo aos chats de conversas em grupo, o que pode facilitar a participação em reuniões por vídeo. Em poucas palavras, isso quer dizer que agora é possível realizar ligações em grupo diretamente pela conversa, tornando a função de videochamadas ainda mais prática e acessível.

WhatsApp facilita acesso em chamadas de vídeo coletivas

Em julho, o WhatsApp criou um recurso que já havia facilitado a acessibilidade entre os usuários de um mesmo grupo. Mesmo que a pessoa não atenda a chamada logo quando for iniciada, já é possível entrar ou sair com ela ainda em andamento.

Com a novidade mais recente, apresentada nesta segunda-feira (18), o aplicativo vai tornar ainda mais fácil a participação em reuniões por vídeo. Para isso, o mensageiro lançou um elemento dedicado para esta função.

Trata-se de um ícone para grupos do WhatsApp em chamada de vídeo. Por meio desse elemento, o usuário poderá abrir o WhatsApp para saber quando há uma chamada em andamento. Aqueles que estiverem com a ligação ativa naquele momento, terão um ícone verde com uma câmera sinalizando a situação.

WhatsApp vai permitir entrar em chamadas em andamento

Um ícone será exibido no topo da tela, bem ao lado do nome do grupo. (Crédito: WhatsApp/Divulgação)
Um ícone será exibido no topo da tela, bem ao lado do nome do grupo. (Crédito: WhatsApp/Divulgação)

Para entrar nesta reunião coletiva, basta tocar em "Juntar-se", opção que será exibida no topo da tela, ao lado do nome do grupo. De acordo como o mensageiro, a notificação que mostra quando um grupo entra em uma conversa por vídeo vai incluir apenas o nome do grupo, e não quem está participando. De toda a forma, o app tem uma aba com informações sobre os membros da chamada, o que funciona como uma lista de pessoas convidadas para se juntar à conversa.

O WhatsApp ainda ressalta que, assim como já acontece, todas as conversas em vídeo são criptografadas pelo mensageiro, proporcionando privacidade e segurança. Por isso, apenas pessoas que participam daquele grupo podem se juntar à chamada de vídeo. No geral, a ideia desses novos recursos é tornar o processo de videochamadas tão simples como digitar uma mensagem.