Usuários poderão escolher o que será salvo no backup do WhatsApp

Novidade boa para os usuários do maior mensageiro do mundo. Será possível escolher o que será salvo no backup do WhatsApp.

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

O WhatsApp está testando uma novidade em sua versão beta 2.55.7 para Android que deve ser lançada em breve para todos os usuários, e beneficiará especialmente as pessoas com pouco espaço de armazenamento: a possibilidade de gerenciar o tamanho do backup.

Com a novidade, o usuário poderá incluir ou excluir arquivos específicos em seu próximo backup, como fotos, vídeos, áudios, documentos e outras categorias de mídia. As configurações do usuário e o histórico de bate-papo não terão a opção de ficar de fora do backup.

O próprio aplicativo calculará a quantia de espaço que cada categoria de mídia ocupará no backup, e o usuário é quem decide o que salvar na nuvem.

Fim do armazenamento gratuito no Google Drive?

Embora a novidade pareça ótima, pode haver outra razão pela qual o WhatsApp está desenvolvendo esse recurso. Atualmente, os backups do WhatsApp não contam com sua cota de armazenamento do Google Drive, após um acordo entre o WhatsApp e o Google.

Conforme a observação elaborada pelo site WABetaInfo, responsável pela notícia, a parceria entre o WhatsApp e o Google Drive pode estar em jogo. Isso porque os backups do aplicativo mensageiro não estão na cota de armazenamento do Google Drive.

Ou seja, o Google pode parar de oferecer armazenamento ilimitado para backups do WhatsApp, e oferecer um plano limitado de 2 GB por usuário. Este novo plano ainda não foi anunciado, e tudo pode mudar nas próximas semanas, mas essa é a ideia em torno da nova maneira de armazenar backups do WhatsApp no Google Drive.

Apesar de ser um rumor, a hipótese é real, pois justificaria a mudança dos desenvolvedores do WhatsApp. Lembrando que recentemente o Google Fotos parou de oferecer armazenamento ilimitado, algo que também impactou o backup de imagens.

O recurso que permitirá escolher o que será salvo no backup do WhatsApp ainda está em desenvolvimento e não há previsão de lançamento.

5 Fones Bluetooth, qual comprar?

Conteúdo relacionado

O melhor intermediário para importar? OnePlus Nord 2 5G Review
Celulares

O melhor intermediário para importar? OnePlus Nord 2 5G Review

Já pensou em comprar um celular intermediário top, com tela boa, câmera de 50MP da Sony e preço competitivo? É o Oneplus Nord 2

As melhores alternativas ao WhatsApp em 2021
Aplicativos

As melhores alternativas ao WhatsApp em 2021

Desde a venda do WhatsApp para o Facebook, o aplicativo vem perdendo cada vez mais a privacidade. Confira as melhores alternativas do WhatsApp se você quer segurança em suas conversas.

Tutorial de como entrar no WhatsApp Web
WhatsApp

Tutorial de como entrar no WhatsApp Web

Você precisa usar o WhatsApp Web no computador mas não sabe como fazer? Não tem problema, realizar o processo é extremamente simples e deve lhe tomar não mais do que dois minutos.