O WhatsApp está testando uma novidade em sua versão beta 2.55.7 para Android que deve ser lançada em breve para todos os usuários, e beneficiará especialmente as pessoas com pouco espaço de armazenamento: a possibilidade de gerenciar o tamanho do backup.

Com a novidade, o usuário poderá incluir ou excluir arquivos específicos em seu próximo backup, como fotos, vídeos, áudios, documentos e outras categorias de mídia. As configurações do usuário e o histórico de bate-papo não terão a opção de ficar de fora do backup.

O próprio aplicativo calculará a quantia de espaço que cada categoria de mídia ocupará no backup, e o usuário é quem decide o que salvar na nuvem.

Fim do armazenamento gratuito no Google Drive?

Embora a novidade pareça ótima, pode haver outra razão pela qual o WhatsApp está desenvolvendo esse recurso. Atualmente, os backups do WhatsApp não contam com sua cota de armazenamento do Google Drive, após um acordo entre o WhatsApp e o Google.

Conforme a observação elaborada pelo site WABetaInfo, responsável pela notícia, a parceria entre o WhatsApp e o Google Drive pode estar em jogo. Isso porque os backups do aplicativo mensageiro não estão na cota de armazenamento do Google Drive.

Ou seja, o Google pode parar de oferecer armazenamento ilimitado para backups do WhatsApp, e oferecer um plano limitado de 2 GB por usuário. Este novo plano ainda não foi anunciado, e tudo pode mudar nas próximas semanas, mas essa é a ideia em torno da nova maneira de armazenar backups do WhatsApp no Google Drive.

Apesar de ser um rumor, a hipótese é real, pois justificaria a mudança dos desenvolvedores do WhatsApp. Lembrando que recentemente o Google Fotos parou de oferecer armazenamento ilimitado, algo que também impactou o backup de imagens.

O recurso que permitirá escolher o que será salvo no backup do WhatsApp ainda está em desenvolvimento e não há previsão de lançamento.