Figurinhas não aparecem no WhatsApp? Veja como resolver

Muitos usuários da versão beta do WhatsApp vem relatando problemas com as versões de testes relacionados às figurinhas (sticker). Se as suas figurinhas não estão aparecendo, veja como resolver este problema.

Por WhatsApp 2 comentários

Muitos usuários do WhatsApp estão reclamando que as figurinhas (stickers) não estão aparecendo para alguns usuários da versão beta do Android, desde versões lançadas no início do mês, como a versão 2.19.213. Eu sou testadora beta do WhatsApp, e estava utilizando a versão 2.19.233, aonde também estava ocorrendo o problema. 

O WABetaInfo, um site especializado em novidades do WhatsApp, alertou seus seguidores para evitarem a atualização 2.19.213. Porém, como se pode ver, atualizações posteriores a esta também apresentaram o problema, então esta solução não é de ato eficiente.

Nos testes, as figurinhas baixadas simplesmente não apareciam, e no lugar via-se apenas um espaço vazio. Na tentativa de solucionar o problema sem atualizar o WhatsApp, baixamos um novo pacote de figurinhas, na esperança de que este aparecesse. Mas ainda assim não deu certo.

figurinhas nao aparecem whatsapp

No iOS, não há relatos de ocorrência desta falha. Parece que o problema não acontece em smartphones da Apple, apenas no Android e na versão beta, que é uma versão de testes, aonde novos recursos chegam antes. Assim como os novos recursos, o usuário beta está disposto a enfrentar problemas, como esta falha, pois está com uma versão de testes, e de certa forma, é uma "cobaia" para o WhatsApp.

Qual a solução quando as figurinhas do WhatsApp não aparecem?

A única maneira de solucionar este problema é aguardar por uma atualização do próprio aplicativo WhatsApp, pois você pode tentar baixar novos pacotes, copiar figurinhas dos amigos ou até mesmo desinstalar e reinstalar o app (na mesma versão). Nada disso dá certo.

Se você está passando por este problema, vá até a Google Play Store e confira se não há uma nova atualização do WhatsApp. Se houver, faça o download, pois apenas assim você poderá ter as suas figurinhas de novo no aplicativo mensageiro.

Como atualizar o WhatsApp beta?

Primeiramente, acesse a Google Play Store, e na caixa de pesquisas, procure por WhatsApp. Abra a página de download do aplicativo e confira se para você aparece a versão "atualizar". Se aparecer, clique nela e espere o download terminar.

Assim que o download for concluído, clique na opção "Abrir" para ir até o WhatsApp. 

Teste novamente suas figurinhas e veja se o problema foi solucionado. Nos nossos testes, o defeito foi resolvido com a versão beta 2.19.234.

Como ser um testador beta do WhatsApp?

Como falamos anteriormente, o WhatsApp para Android tem uma versão beta, que serve para os desenvolvedores poderem testar os novos recursos, antes de lançar para o público em geral. Exemplos desses novos recursos que chegam antes nas versões beta do WhatsApp são o recurso Bloqueio por impressão digital, o modo escuro e o atalho para citações, além dos próprios stickers, que chegaram bem antes na versão beta do WhatsApp.

Quando uma versão beta do WhatsApp está em teste, os desenvolvedores conseguem testar, aprimorar e corrigir os erros da versão. Ser um testador lhe dá a vantagem de receber antes as novidades do aplicativo, mas a desvantagem de enfrentar alguns problemas, como o relatado aqui neste artigo. Se mesmo assim você deseja ser um testador beta, veja abaixo o que você precisa fazer: 

  1. Para ser um testador beta do WhatsApp, você deve se conectar a sua conta Google no smartphone.
  2. Se você está conectado, o próximo passo é instalar a versão oficial do WhatsApp no seu Android.
  3. Após isso, acesse a página do WhatsApp Beta no Google Play, clique em "Tornar um testador".

Agora você verá a mensagem "Olá! Você está no programa de testes. Você é um testador."  Isso quer dizer que você se tornou um testador do WhatsApp e já pode usar as versões beta do app.

Você pode fazer atualização de forma manual, acessando o WhatsApp na Google Play e conferindo se há uma nova versão do app disponível para download. Caso não haja, aguarde um pouco, pois em breve você deve receber uma atualização.

Como deixar de ser um testador beta do WhatsApp?

Se você está cansado de enfrentar problemas como este por causa da versão beta do WhatsApp, saiba que a qualquer momento você pode deixar de ser um testador beta, e ter a versão normal, já estabilizada do aplicativo. Veja como fazer isso abaixo:

1. Antes de mais nada, faça backup das suas conversas. Para isso, vá em Configurações > Conversas;

 backup whatsapp

2. Agora vá em Backup de conversas > Fazer backup e aguarde. 

Backup de conversas no WhatsApp

3. Após feito o backup, abra a Google Play Store e vá no menu, no canto superior esquerdo. Lá, clique em Meus Apps e jogos, e depois em Instalados;

google play store

4. Em Instalados, procure pelo WhatsApp e clique nele. Caso você não encontre o WhatsApp, pesquise na barra de busca pelo nome do app. Desça a tela até encontrar a frase Você é um testador Beta, e clique em Sair. Clique em Sair novamente, para confirmar;

 google play store

5. Agora, volte ao início da tela do app e toque em "Desinstalar" e depois em "OK". 

desinstalar whatsapp

6. Feche a Google Play Store e aguarde alguns minutos para que a saída do programa de testes seja completa. Volte à loja de aplicativos e reinstale a versão principal do WhatsApp;

7. Após abrir o WhatsApp recém baixado, faça as configurações iniciais como de costume, e confirme o número de telefone. Após isso, será possível restaurar o backup que você salvou.

Está feito! Agora você não é mais um testador beta, e tem uma versão já estável do software.

Veja mais dicas sobre WhatsApp em nosso guia.

 

Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Carregar comentários
Quantos celulares a Motorola tem em linha?
5(14,83%)
10(58,13%)
15(11,53%)
20(7,48%)
26(8,02%)