Oficina da Net Logo

Antimalware Service Executable: Como impedi-lo de matar meu pc a cada reinicialização?

Veja como eliminar mais um grande consumidor de memória do seu Windows

Por | @Evilmaax Windows 5 comentários

Recentemente escrevi um post sobre como desligar a Telemetria de dados do Windows e diminuir o consumo exagerado de memória do pc na sua inicialização. A dica deu certo e muitos feedbacks positivos chegaram, porém, o buraco é mais embaixo e a Telemetria é apenas uma das ferramentas sugadoras de performance da sua máquina.

Por isso, hoje, vamos ver como acabar com o Antimalware Service Executable. O dano que ele causa? Confira:

I'M BURNINGI'M BURNING

O que é e para que serve este serviço?

Como o nome já diz, ele é um serviço do Windows que busca por malwares no seu computador. Malware é um nome genérico para tudo aquilo que entrou no seu pc sem seu consentimento e está ali por algum motivo nada nobre, como causar danos, roubar informações, etc. Vírus, keylogger, spyware, adware, entre outros, são tipos de malwares.19

Leia em destaque: Como ligar e usar o Bluetooth no Windows 10?.

Bom, esse serviço executado faz parte do Windows Defender, o antivírus da Microsoft, que já vem instalando no sistema operacional.

O alto consumo de memória dele se deve ao fato de que ele faz uma busca completa dos principais locais que são atacados e depois entra em modo de baixo consumo, sendo executado permanentemente, criando uma proteção em tempo real.

O que vamos aprender hoje é desativar esse scaneamento desnecessário a cada inicialização, agendando-o para uma vez por semana ou mês. Para isso, vamos fazer o seguinte:

1 – Digite “Agendador de tarefas” na busca do Windows e execute esta ferramenta.

Busque por essa opção na barra do WindowsBusque por essa opção na barra do Windows

2 – Agora vamos usar o menu à esquerda para ir navegando pelo seguinte caminho: Biblioteca do Agendador de Tarefas/Microsoft/Windows/Windows defender. Você verá que há 3 (ou 4) tarefas agendadas para a inicialização. Vamos desativar 1 por 1 selecionando-as e clicando em “Propriedades” no menu à direita.

Tarefas a serem configuradasTarefas a serem configuradas

3 – Na nova janela vá na guia “Disparadores” e clique em “Novo...”Agora escolha um novo período para a tarefa ser realizada, se semanal ou mensalmente. Veja que eu configurei para ele executar a cada 2 semanas, sempre em um domingo. Apenas dê um “OK” e depois outro “OK”. Repita a operação com todas as tarefas da janela do “Agendador de Tarefas”.

Escolha a periodicidade desejadaEscolha a periodicidade desejada

4 – Quando todos os disparadores estiverem configurados, parabéms: você terminou!!

Tudo certoTudo certo

Desativando totalmente o Windows Defender

Mas claro que você pode estar com o Avast, Avg, Norton ou qualquer outro serviço antivírus em sua máquina. Nesse caso o Windows Defender é totalmente desnecessário e você pode desativá-lo por completo sem medo. Se esse é o seu caso, siga estes passos:

1 – Busque pela “Central de Segurança do Windows Defender” na barra de busca do seu Windows. Após entrar no aplicativo vá na engrenagem lá embaixo e clique em “Configurações da Proteção contra vírus e ameaças

Siga este caminhoSiga este caminho

2 – Na nova janela vamos apenas desmarcar a opção “Proteção em tempo real”.

Desative a proteção em tempo realDesative a proteção em tempo real

Reinicie seu pc e pronto. Detalhe: Caso você vá novamente no gerenciador de tarefas irá encontrar o serviço do antimalware rodando. Lembra que no início do post falamos que além de fazer uma varredura completa a cada inicialização ele mantém um sistema em tempo real? Pois bem, é este em tempo real que continua rodando, mas sem causar grande impacto.

Espero que com essa dica seu pc volte a respirar mais aliviado ao reiniciar. E se você não tiver lido nosso post sobre como desligar a telemetria de dados do Windows, clique aqui e aprenda como deixar sua máquina ainda mais tranquila a cada inicialização.

MAIS SOBRE: #windows10  #windows  #GuiadoWindows10
Comentários
Carregar comentários