O WhatsApp continua sendo o aplicativo de mensagem mais usado do mundo, segundo dados da Statista. Por essa razão, diversos criminosos utilizam a plataforma para aplicar golpes, roubando dados pessoais, informações bancárias ou se passando por outra pessoa para obter algum dinheiro. Abaixo, vamos te mostrar cinco golpes comuns no WhatsApp e explicar como não cair neles.

ÍNDICE

1. WhatsApp Gold/Premium

O criminoso envia uma mensagem afirmando que você foi convidado a usar uma versão Gold/Premium do WhatsApp, com novos recursos exclusivos. No entanto, isso não passa de um golpe, já que o mensageiro não oferece nenhum serviço premium, pelo menos por enquanto.

Tocando no link de download, é possível sofrer um ataque de phishing — com um site falso pedindo para compartilhar informações privadas — ou ter o celular infectado por malwares — esse risco é menor, desde que o dispositivo esteja atualizado.

Portanto, tome cuidado com links prometendo um WhatsApp exclusivo ou com novos recursos. A versão oficial do mensageiro está disponível na Play Store, App Store ou pode ser baixada em whatsapp.com.

2. Falsa emergência familiar

Tudo começa com alguém fingindo ser um parente com um novo número. O criminoso conta uma história ou inventa uma emergência para pedir dinheiro, afirmando que devolverá depois. Em alguns casos, eles também solicitam informações pessoais que podem ser usadas para falsificar sua identidade.

Por isso, se alguém entrar em contato agindo dessa forma e você estiver preocupado com a possibilidade de existir uma emergência legítima, solicite alguns detalhes que possam confirmar a identidade da pessoa. Se o suposto parente não conseguir responder nada convincente, é um golpe.

3. Falso suporte técnico

Nesse golpe, o criminoso finge ser um representante do WhatsApp e pede para confirmar alguns dados, seja pela própria conversa ou por meio de um site falso. O objetivo é roubar sua conta ou obter informações pessoais.

Devido à grande probabilidade desse tipo de golpe, a equipe do WhatsApp não entra em contato com os usuários dessa forma. Se algum tipo de verificação de conta for necessária, ela será realizada por você mesmo, seja por chamadas telefônicas ou SMS.

4. Falsos prêmios

Se você receber uma mensagem afirmando que ganhou um prêmio em dinheiro devido a um sorteio, tome muito cuidado. Os criminosos usam essa tática para aplicar golpes, enviando um link para preencher os dados e "receber o prêmio", mas tudo não passa de uma farsa, já que eles vão roubar suas informações.

Empresas de loteria ou que realizam sorteios legítimos tendem a trabalhar em público, e não por meio de conversas individuais no WhatsApp. Para não cair nesse golpe, basta desconfiar de mensagens como essa e bloquear o contato imediatamente.

5. Falsas doações

Esse golpe visa mexer com os sentimentos das pessoas. Os criminosos mandam uma mensagem fingindo ser uma instituição de caridade e pedem para você contribuir com determinado valor, supostamente para ajudar pessoas em situações de rua, animais abandonados ou qualquer outro assunto comovente.

Para não se tornar uma vítima, recuse qualquer doação para contatos desconhecidos ou evite abrir links que eles compartilhem. Uma instituição de caridade respeitável sempre opera em público, em vez de entrar em contato individualmente pelo WhatsApp. Na verdade, evite até mesmo responder essas mensagens, pois isso pode confirmar que o seu número é válido e que você é uma vítima em potencial.

Antes de você ir...

Para manter seu WhatsApp seguro, considere ativar a verificação em duas etapas e colocar senha nas conversas, assim você deixa seu aplicativo mais protegido.