Você sabia que o WhatsApp tem regras a serem seguidas? Existem diversas maneiras pelas quais é possível ter a conta bloqueada na plataforma, caso você viole as políticas de uso. Eu separei 10 ações que podem banir a sua conta, então EVITE fazer essas coisas. No final, também há orientações sobre o que fazer caso você se depare com um bloqueio no WhatsApp.

1. Utilização de versões APK do WhatsApp

A instalação de versões não oficiais do WhatsApp, como o WhatsApp GB, por exemplo, pode acarretar a suspensão definitiva da conta.

A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, enfatiza a importância da segurança e privacidade apenas das versões obtidas pelas lojas oficiais de aplicativos.

O uso dessas versões alternativas implica na impossibilidade de associar o número de telefone a uma nova conta no aplicativo original. Assim, é fundamental realizar o download do app somente através da App Store ou Google Play Store.

2. Disseminação de notícias falsas

A propagação de fake news pelo WhatsApp é uma violação direta aos Termos de Serviço da plataforma, podendo resultar na suspensão da conta.

A empresa implementou medidas para combater essa prática, como a limitação no encaminhamento de mensagens. Usuários que identificarem a circulação de informações falsas podem denunciar o remetente através do aplicativo.

3. Criação de spam

Não faça SPAM no WhatsApp
Não faça SPAM no WhatsApp

O envio de mensagens em massa para divulgar promoções, produtos e serviços é proibido pelo WhatsApp. Para evitar problemas, é aconselhável criar um grupo destinado ao compartilhamento de tais informações, acessível apenas por meio de um link, garantindo que apenas interessados recebam as atualizações.

4. Ser reportado ou bloqueado frequentemente

Ao abrir um novo negócio, diversas pessoas tentam adicionar o máximo de contatos possíveis, criando grupos para vender produtos ou cursos online, por exemplo. Mas é preciso cuidado: adicionar contatos em grupos sem a permissão das pessoas pode levar a denúncias e bloqueios, afinal, ninguém gosta de ser adicionado em grupos sem a sua permissão!

Além disso, é importante evitar o envio de conteúdos desnecessários em grupos com grande quantidade de participantes. Por exemplo, torcedores que entram em grupos da torcida do time rival para enviar memes ofensivos: Se os membros do grupo denunciarem o usuário em massa, o WhatsApp pode desativar a conta por entender que as mensagens enviadas por essa pessoa apresentam algum risco aos demais usuários do aplicativo.

5. Ameaças a outros usuários

Mensagens que contenham ódio, ameaças, ou qualquer conteúdo que viole os Termos de Serviço podem levar ao banimento da conta. O WhatsApp é uma plataforma destinada a comunicações seguras e positivas.

6. Adicionar usuários a grupos sem consentimento

A adição de usuários a grupos sem a prévia autorização é uma prática proibida. É importante solicitar permissão antes de incluir alguém em um grupo, respeitando a decisão da pessoa de participar ou não.

7. Uso de listas de contatos de terceiros

É proibido compartilhar ou utilizar números de telefone sem autorização, bem como empregar dados obtidos de maneira ilegal para enviar mensagens ou adicionar pessoas a grupos no WhatsApp.

8. Enviar muitas mensagens em curto período

Um volume excessivo de atividades no WhatsApp pode levar ao banimento da conta. Recomenda-se evitar o envio de conteúdos repetitivos em intervalos curtos, a fim de não ser identificado como spam.

9. Mensagens automatizadas

O envio automatizado de mensagens deve ser realizado com moderação, direcionando as comunicações apenas para usuários interessados, a fim de evitar denúncias de spam.

10. Extração de dados

A coleta de dados dos usuários de forma automatizada é uma violação dos Termos de Serviço do WhatsApp, podendo resultar no banimento da conta.

E se for bloqueado, o que fazer?

WhatsApp bloqueado
WhatsApp bloqueado

Calma, nem tudo está perdido. Se você se encontrar bloqueado no WhatsApp, o primeiro passo é verificar se realmente violou alguma regra. Se achar que foi um engano, você pode tentar entrar em contato com o suporte do WhatsApp e explicar sua situação. Seja paciente e forneça todas as informações necessárias. Abaixo tem um vídeo (em inglês) do WhatsApp mostrando como pedir ajuda:

Como evitar o banimento?

É preciso ter bom senso e agir sempre com respeito e ética nas interações via WhatsApp, como fora da Internet. Evite práticas que possam incomodar ou prejudicar outros usuários e sempre peça autorização antes de adicionar alguém em um grupo, confira a veracidade das informações antes de repassa-las, não venda drogas ou promova a violência e nem utilize versões pirata do aplicativo.