A empresa anunciou que estará limitando o encaminhamento de mensagens criadas por outras pessoas para apenas 1 por vez, e o motivo seria para diminuir a distribuição de notícias falsas e também de golpes, algo que tem se tornado cada vez mais comum agora durante a pandemia do COVID-19.

Porém, o limite de quantidades de pessoas que podem receber uma mensagem re-encaminhada de outro usuário não é novo, no ano passado a empresa já havia limitado o número para 5 pelo mesmo motivo, mas parece que foi necessário diminuir para apenas 1.

A informação foi divulgada no próprio site da empresa, www.whatsapp.com, e vem em conjunto com um texto explicando os motivos que levaram a empresa a tomar a decisão.

"Para tornar o WhatsApp ainda mais pessoal, criamos o conceito de mensagens encaminhadas muitas vezes e adicionamos uma etiqueta de setas duplas para indicar que essas mensagens não foram criadas pelo contato que as enviou. Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas e não são tão pessoais quanto as mensagens típicas enviadas pelos seus contatos no WhatsApp. Agora, atualizamos o limite de encaminhamento para que essas mensagens só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez."

Como podem ver no parágrafo acima, a empresa admite que muitas das informações que são contidas em mensagens re-encaminhadas podem ser falsas e que o limite se dá exatamente por este motivo. Aparentemente a restrição do número de usuários começa a valer desde já, e se você quiser já pode fazer o teste em seu aplicativo, basta tentar encaminhar a mensagem de outra pessoa para mais deu um amigo e ver se é possível. Se ainda for, recomendamos que você atualize o aplicativo para a última versão.

Vale ressaltar que essa limitação só é aplicada se caso você esteja encaminhando uma mensagem de outra pessoa, se você está encaminhando a sua própria mensagem este limite não é aplicado e você pode mandar para mais de uma pessoa sem nenhum problema.

Sempre fique atento ao receber links ou "promoções" de outros usuários, mesmo que amigos, afinal eles também podem acabar caindo em um possível golpe.