O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado em todo o mundo e consequentemente é também o mais popular do Brasil. Todo mundo hoje em dia tem o "zap" no celular, seja para se comunicar com os amigos, para o trabalho ou para o grupo da família. Entretanto, como nem tudo é perfeito, nada pode esconder os defeitos do aplicativo que, por incrível que pareça, tem motivos suficientes para você não usá-lo no seu dia a dia.

5. Meta no poder da sua privacidade

A Meta, empresa por trás do Facebook, Instagram e o próprio WhatsApp, sofre duras críticas por coletar uma grande quantidade de informações dos seus usuários
A Meta, empresa por trás do Facebook, Instagram e o próprio WhatsApp, sofre duras críticas por coletar uma grande quantidade de informações dos seus usuários

Não é de hoje que a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, enfrenta críticas por questões de privacidade e segurança. Uma das grandes preocupações é em relação à coleta de dados e compartilhamento de dados. A Meta coleta uma quantidade considerável de informações pessoais dos usuários, como dados do perfil, histórico de navegação, interesses, localização e interações com outros usuários. Esses dados são utilizados para direcionar anúncios e criar perfis detalhados dos usuários.

4. Você é obrigado a ter um número de telefone

Outro ponto negativo do WhatsApp é que você depende de um número de telefone para usar o aplicativo. Isso significa que para alguém entrar em contato contigo, ela precisa do seu número de telefone, o que dependendo da situação, pode gerar grandes inconvenientes. Isso explica por que muitas pessoas preferem ter um número para cada coisa, separando o WhatsApp do trabalho do seu pessoal. Uma saída é fazer como o Telegram, que permite que você crie um nome de usuário, o que é bem melhor e mais seguro.

3. Sincronização com outros dispositivos é péssima

É comum você ficar travado nessa tela sempre quiser entrar no WhatsApp Web ou Desktop
É comum você ficar travado nessa tela sempre quiser entrar no WhatsApp Web ou Desktop

Não tem como falar dos defeitos do WhatsApp e se esquecer do péssimo sistema de sincronização de dispositivos que usam a sua conta. O WhatsApp até melhorou esse sistema adicionando um recurso que te permite usar uma mesma conta em até quatro dispositivos e, mais recentemente, quando liberou a possibilidade de logar no WhatsApp Web sem precisar ler o QR Code com seu celular. Entretanto, mesmo quando configurado, a sincronização é lenta e uma hora ou outra esse esquema falha e você precisa refazer todo o processo.

2. Limite de contas por dispositivo

Quando o assunto é usar um mesmo dispositivo para diversas contas, o WhatsApp mostra novamente que está muito atrás dos seus concorrentes. Hoje o aplicativo não permite que você tenha várias contas e adicione todas em um único dispositivo, como que separando um perfil para trabalho, outro para a família e outro para amigos e viagens. Ao contrário de alguns concorrentes, você pode ter apenas uma conta por dispositivo.

1. A concorrência é mais completa

Você deve ter percebido que em quase todos os tópicos aqui, sempre comparamos o WhatsApp com os concorrentes para mostrar onde ele fica devendo. O WhatsApp ainda é um bom app, com diversos recursos legais e novos sendo adicionados de forma regular, mas é inegável que ele tem ficado sempre atrás de apps mais versáteis e completos. O Telegram, por exemplo, tem mais opções de conversas, figurinhas, emojis e reações, GIFs animados, facilita o envio de documentos, tem milhares de canais e comunidades com grandes públicos e recheados de bom conteúdo.

As reações do Telegram são divertidas, diferente do que você vê no WhatsApp (Foto: Reprodução/Telegram)
As reações do Telegram são divertidas, diferente do que você vê no WhatsApp (Foto: Reprodução/Telegram)

Se você já pensou em dar um tempo no WhatsApp e quer experimentar novos ares, veja nosso artigo com opções de aplicativos que funcionam melhor que o zap zap.