Que o Telegram e o WhatsApp brigam pela atenção dos usuários não é novidade. No entanto, este ano, ambas as plataformas lançaram as suas versões Premium. Ou seja, versões pagas dos aplicativos que possuem alguns recursos extras.

Embora os dois aplicativos de mensagens tenham características muito semelhantes, as versões do assinante têm focos diferentes. No caso do Telegram, a versão Premium pode ser usada por todos os usuários, enquanto o WhatsApp Premium é focado em usuários que possuem negócios.

Por conta dessa principal diferença, as plataformas não devem competir pelas assinaturas dos usuários. No WhatsApp Premium, os serviços são voltados para empreendedores e o principal recurso é o acesso ao mesmo perfil em até 10 dispositivos diferentes.

Apesar disso, confira abaixo, as características de cada aplicativo, para saber qual o melhor pra você.

O que é o WhatsApp Premium?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

A assinatura premium visa atender os empreendedores e os comerciantes, em uma versão focada em negócios. Dentre os recursos que o app oferece, está a possibilidade de conectar até 10 aparelhos em uma conta profissional. Enquanto isso, o limite da versão gratuita é de 4 dispositivos.

Além disso, é possível fazer uma personalização de links para anúncios com o nome do negócio. Assim, ele se torna mais padronizado. Atualmente, o WhatsApp ainda não divulgou o valor do seu plano premium, entretanto, a Meta deve dar mais informações em breve.

Ademais, vale ressaltar que a versão Business do WhatsApp seguirá existindo, e a assinatura vai ser opcional. Vale ressaltar que o app também deve receber uma nova interface de Programação de Aplicações direto na nuvem, que contará também com a hospedagem fornecida pela Meta.

E o Telegram Premium, como funciona?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Enquanto isso, o Telegram Premium é uma assinatura que visa ampliar os recursos do app para os usuários comuns. De acordo com a empresa, o valor da mensalidade deve servir como "suporte exclusivo ao desenvolvimento contínuo" da plataforma de mensagens.

Ao todo, o app pago deve ter cerca de 15 novas funcionalidades exclusivas. Dentre elas, é possível citar o upload de arquivos de até 4GB, downloads mais rápidos, bem como acompanhar até 1 mil canais e muito mais.

Outros destaques da assinatura são a transcrição de mensagens de áudio para texto, mudar a pasta padrão ao iniciar o app, inserir uma quarta conta, além da presença do emblema "Premium".

Assim como o WhatsApp, o Telegram também deve manter a sua versão gratuita, bem como adicionar novos recursos para todos. A assinatura custa R$ 24,90, é opcional. Para contratá-la, é necessário encontrar a opção na aba de Configurações do app.

Devo assinar a versão paga? Qual escolher?

Em suma, os dois aplicativos possuem usos interessantes. Entretanto, são para públicos diferentes. Ou seja, se você não tem um negócio, não tem a necessidade de usar um WhatsApp Business Premium, e sim, um Telegram Premium.

O Telegram Premium eleva o alcance de sua conta, bem como permite acessar mais grupos, personalizar e organizar pastas, e enviar arquivos maiores. Diante disso, se você usa muito o Telegram, a versão paga pode ser uma boa opção.

E o mesmo acontece ao contrário: se você tem um negócio, e trabalha bastante com o Whats, a versão premium é mais indicada que a do Telegram. Além disso, a versão paga do WhatsApp pode ser interessante quando a versão gratuita não é suficiente. Até porque, o Premium oferta ferramentas avançadas para aprimorar as vendas.