Atualmente, o Telegram é uma plataforma popular de mensagens instantâneas, na qual você pode interagir com os seus amigos, familiares e colegas. O aplicativo possui vários recursos que permitem que os usuários enviem e recebam mensagens.

O aplicativo também permite que os usuários compartilhem arquivos (áudio, vídeo, documentos, entre outros), chamadas de vídeo criptografadas de ponta a ponta, VoIP e vários outros recursos. No entanto, é comum que em certo momento, o usuário exclua certas mensagens do Telegram acidentalmente, ou por pensar que não precisa mais daquela conversa.

Diante disso, será que é possível recuperar as mensagens excluídas do Telegram? Descubra a seguir.

É possível recuperar as mensagens excluídas do Telegram?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

A boa notícia é que existem alguns métodos fáceis e eficazes disponíveis para recuperar o chat do Telegram excluído no Android e iPhone. Se você as excluiu acidentalmente ou intencionalmente, há sempre uma opção para recuperar mensagens excluídas no Telegram.

Note que o Telegram também permite que os usuários excluam mensagens de ambas as extremidades. Sendo assim, há uma chance de o receptor e o remetente nunca serem capazes de recuperar o chat do Telegram se as mensagens forem excluídas de ambos os lados.

Dito isso, se as mensagens forem excluídas de ambos os lados, não há maneira possível de recuperá-las. Entretanto, há uma opção para criar uma cópia das mensagens que você está enviando.

Tem como fazer backup no Telegram?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Diferente do que acontece no WhatsApp, todas as mensagens do Telegram, bem como os documentos e arquivos, já ficam armazenados em nuvem. Isso acontece por meio dos próprios servidores da plataforma.

Sendo assim, o Telegram não obriga o usuário a fazer um backup constante, assim como o WhatsApp. Por essa razão, recuperar as mensagens apagadas não seguirá por esse caminho, como é realizado no Whats, e sim por outros.

Abaixo, confira 4 opções para tentar recuperar mensagens no Telegram:

1. Acesse a pasta interna do Telegram no sistema

Se você tem um app gerenciador de arquivos e pastas internas do sistema, é possível buscar pelas pastas Telegram Audio, Telegram Documents, Telegram Images, e/ou Telegram Video.

Mesmo que tenham sido excluídas por alguém, ou por você mesmo, há a opção de que os arquivos ainda estejam salvos na memória interna.

  1. Abra o app Files do Google;
  2. Em seguida, toque em Armazenamento interno;
  3. Depois disso, entre na pasta Telegram e veja se o arquivo que você quer encontrar está em alguma das pastas que ali estão.

2. Entre na pasta de cache do Android

Outro jeito de encontrar arquivos salvos do Telegram, é na pasta de cache do Android. A mesma é possível encontrar no Gerenciador de Arquivos.

  1. Abra o gerenciador de arquivos;
  2. Em seguida, toque em Armazenamento interno;
  3. Depois disso, toque em Android e entre em Data;
  4. Localize a pasta org.telegram.messenger, que deve estar no final da lista;
  5. Por fim, na pasta cache ou files, veja se você acha o que procura.

3. Use o app Notification History (disponível apenas para Android)

Por meio desse app, você pode ver a notificação da mensagem apagada. É dito isso, pois ela estará salva na plataforma. Essa é uma forma de ver a mensagem que foi apagada, sem ter que recorrer a arquivos e logs internos.

  1. Abra o Notification History;
  2. Em seguida, avance nas telas de configuração inicial;
  3. Logo após, habilite a permissão ao app, para acessar as suas notificações;
  4. Feito isso, abra o app e veja as notificações mais recentes do celular;
  5. Toque na aba de conversa do Telegram, cuja mensagem foi apagada;
  6. Por fim, será possível ver o conteúdo da mensagem que estava presente na notificação.

4. Desfaça a ação

O Telegram ainda tem um recurso que possibilita você se arrepender de ter apagado uma mensagem temporariamente. Ao clicar em Excluir uma conversa, você tem 5 segundos para se arrepender, e clicar em Desfazer para restaurar a conversa. Caso contrário, a conversa será perdida.