Saber como inserir figurinhas no Telegram pode ser uma ótima forma de deixar as suas conversas mais leves e descontraídas. Em suma, o aplicativo de mensagens oferta vários pacotes gratuitos de stickers.

Porém, você também pode adicionar um pacote totalmente personalizado de figurinhas, sejam elas estáticas ou animadas. Tudo isso, através do Telegram. Para adicionar figurinhas no Telegrama, é necessário começar um chat com o bot @Stickers. Esse é o chatbot oficial, e verificado do Telegram.

Por meio dele, você pode enviar arquivos e criar o seu próprio pacote de figurinhas. Entretanto, há um porém: O Telegrama tem algumas regras para fazer a criação de stickers. Sendo assim, confira a seguir, como adicionar as suas próprias figurinhas.

O que você precisa para adicionar figurinhas no Telegram?

Como dito acima, existem algumas regras que você deve seguir para poder adicionar figurinhas no Telegram. Abaixo, confira quais são elas:

  • As suas imagens precisam ter as dimensões quadradas (por exemplo: 500 x 500);
  • Além disso, cada imagem deve pesar menos que 350 KB;
  • O formato das imagens também deve ser PNG ou WEBP;
  • Ademais, você precisa enviar as suas imagens por meio do botão "Anexar" como "Arquivo";

Além disso, existe outra recomendação do Telegram: Para fazer o processo de criação do pacote de figurinhas, é necessário usar a versão web do mensageiro.

Como criar um pacote de figurinhas no Telegram?

Para criar um pacote de figurinhas no mensageiro, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o aplicativo do Telegram, ou a versão web no computador;
  2. Em seguida, no campo de busca, digite stickers;
  3. Feito isso, selecione o bot Figurinhas;
  4. Já no campo de mensagens, digite /newpack
  5. Depois disso, o bot dá a seguinte mensagem: "Isso! Um novo pacote de adesivos. Por favor, escolha um nome para o pacote";
  6. Em seguida, o bot vai te mandar a seguinte mensagem: "Obrigado, obrigado! Agora eu inveja o adesivo. O arquivo de imagem deve estar em formato PNG ou WEBP com uma camada transparente e caber em um quadrado 512x512 (um dos lados deve ter 512px e o outro 512px ou menos). O adesivo deve utilizar uma sombra e borda branca, exatamente como neste PSD de exemplo: https://telegram.org/img/StickerExample.psd. Recomendo usar o Telegram Web/Desktop para enviar os adesivos". Envie todas as figurinhas que farão parte desse conjunto. E o melhor: não há um limite no número de figurinhas em um pacote;
  7. Ademais, quando estiver satisfeito, mande as mensagens /publish e /skip";
  8. Feito isso, confirme o nome do seu pacote;
  9. Por fim, toque no link enviado pelo bot e selecione a opção Adicionar [número] figurinhas. Elas agora estarão disponíveis em um pacote separado de figurinhas para enviar em qualquer conversa.
Como criar um pacote de figurinhas no Telegram.
Como criar um pacote de figurinhas no Telegram.

Ademais, vale ressaltar que você pode inserir quantas figurinhas desejar no seu pacote. E se você já tiver um pacote existente e quiser atualizá-lo com figurinhas novas, você pode digitar o comando /addsticker novamente. Entretanto, dessa vez, é necessário selecionar um pacote existente.