No último dia 04 de abril, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou uma nova versão do chatbot criado em parceria com o WhatsApp. Em suma, a ferramenta, criada em 2020, foi atualizada de forma a ajudar a resolver as principais dúvidas quanto às Eleições 2022.

Segundo o órgão, o robô virtual chamado "Tira-Dúvidas do TSE" agora possibilita uma maior interação. A partir das mudanças feitas, a estimativa é de crescimento na quantidade de pessoas que usam a plataforma para pesquisar sobre fake news eleitorais, e conseguir informações confiáveis.

De acordo com Edson Fachin, presidente do TSE, a parceria com o mensageiro deve auxiliar a garantir a legitimidade, bem como a integração do processo eleitoral de 2022. Segundo o ministro, "Além de ser um importante avanço no enfrentamento da desinformação, a parceria com o WhatsApp facilitará o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral".

Como funciona o chatbot do TSE pelo WhatsApp?

Em suma, o chatbot possui um menu que se divide em tópicos. Os mesmos vão desde informações sobre como tirar ou regularizar o títulos, bem como as principais datas do calendário eleitoral de 2022.

Diante da proximidade com o mês de outubro, quando acontecem as eleições de 2022, novas funcionalidades devem ser incorporadas na ferramenta. Além disso, o assistente virtual oferta um serviço que se volta ao esclarecimento de notícias falsas que envolvem o processo eleitoral o "Fato ou Boato?".

Ao escolher o tópico, o usuário pode acessar alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos. Tais como AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere.

Como usar o chatbot do TSE?

Em suma, o assistente virtual do TSE é fruto de uma parceria do WhatsApp com o Tribunal criada em 2020, e renovada em 2022. Sendo assim confira abaixo, como acessar o chatbot no seu celular.

  • Para interagir com o chatbot do TSE, é necessário apontar a câmera do seu celular para o código QR Code abaixo:
QR code para acessar o chatbot do TSE
QR code para acessar o chatbot do TSE

Se você preferir, pode adicionar o telefone +55 61 9637-1078 na sua lista de contatos do WhatsApp. Para isso, clique aqui.

  • Depois disso, toque em "Iniciar Conversa";
  • Em seguida, basta começar o diálogo com o robô virtual, acessando um dos tópicos disponíveis. Em suma, o chatbot vai mostrar opções na tela, confira abaixo:
Chatbot do TSE dá opções de interação.
Chatbot do TSE dá opções de interação.

Sendo assim, se você quiser saber o dia e hora de votação, por exemplo, é necessário responder 8. Assim, o chatbot vai tirar a sua dúvida.

Pronto! Agora que você já conhece o chatbot do TSE.

Combate às ‘fake news’

Em suma, esta já é a segunda eleição na qual o Tribunal faz um acordo com o WhatsApp para reforçar o combate às "fake news". O objetivo dessa união é garantir a integridade das Eleições Gerais de 2022.

De acordo com o presidente do TSE, o ministro Edson Fachin,

"Além de ser um importante avanço no enfrentamento da desinformação, a parceria com o WhatsApp facilitará o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral. Este ano, uma das novidades é que o chatbot deverá enviar mensagens proativas aos eleitores para que aprendam a lidar com as notícias falsas disseminadas durante o processo eleitoral".

Conforme Dario Durigan, diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, o assistente virtual do TSE democratiza o acesso à informação de qualidade.

"O lançamento do chatbot oficial do TSE no WhatsApp, um canal de comunicação simples e seguro, aproxima as pessoas da autoridade eleitoral brasileira. É mais uma contribuição para que os eleitores tenham acesso fácil à informação de qualidade e, assim, reforçar o combate à desinformação", conclui o executivo.