O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, do Facebook, é sem dúvida o app mais popular da categoria no mundo, suporta criptografia de ponta a ponta por padrão e funciona em iPhones e smartphones Android. Entretanto, o Facebook deseja coletar mais dados de usuários do WhatsApp e para isso, a empresa começou a lembrar as pessoas no início de janeiro com um aviso sobre a mudança na política de privacidade (nesta ocasião, os usuários só tinham as opções de concordar ou adiar o acordo). Nos dias seguintes, muitas pessoas começaram a procurar outros aplicativos como o Signal e o Telegram.

Por conta de as pessoas começarem a procurar outras alternativas, o WhatsApp publicou um infografico e uma seção de perguntas frequentes para deixar claro que a criptografia de ponta a ponta não iria acabar. Por fim, o Facebook acabou anunciando que postergaria em três meses as mudanças de privacidade para os usuários do WhatsApp terem tempo de entender quais serão as mudanças que irão ocorrer. Na tentativa de explicar para as pessoas sobre tais alterações na política de privacidade do WhatsApp, foram enviadas imagens com mensagens na guia "status" do aplicativo.

Mensagens do WhatsApp na guia de status do aplicativo. Fonte: TheVerge
Mensagens do WhatsApp na guia de "status" do aplicativo. Fonte: TheVerge

Novas imagens apareceram no status do WhatsApp para usuários nos EUA e Reino Unido de acordo com o site The Verge. O Mashable tambem reportou que o pessoas do Paquistão também receberam mensagens na guia de status.

A atualização do status que o WhatsApp exibe para seus usuários são:

"- WhatsApp agora está em Status! Avisaremos você sobre novos recursos e atualizações aqui.

- Uma coisa que não é nova é nosso compromisso com sua privacidade.

- O WhatsApp não pode ler ou ouvir suas conversas pessoais, pois elas estão criptografadas de ponta a ponta.

- Fique atento para mais atualizações!"

Um porta-voz do WhatsApp chegou a responder ao The Verge dizendo:

"Houve muita desinformação e confusão em torno de nossa atualização recente e queremos ajudar todos a entender os fatos por trás de como o WhatsApp protege a privacidade e a segurança das pessoas. A partir de agora, forneceremos atualizações para as pessoas na guia Status para que as pessoas ouçam diretamente do WhatsApp. Nossa primeira atualização reafirma que o WhatsApp não pode ver suas mensagens pessoais, e nem o Facebook, porque elas são protegidas por criptografia de ponta a ponta."

Telegram e Signal estão se movimentando

Enquanto ocorre esta confusão sobre a privacidade dos usuários do WhatsApp, o app Signal está desenvolvendo novos recursos para tornar sua plataforma mais semelhante ao WhatsApp. Além disso, recentemente o Telegram adicionou uma ferramenta que permite aos seus usuários importar mensagens do WhatsApp para o aplicativo, permitindo que grupos ou conversas individuais fossem transferidas com facilidade, sem nenhuma perda de dados.