Lançada em 2009, uma multinacional de transportes particulares Uber começou a operar no Brasil em 2014 e em pouco tempo se tornou um sucesso, desbancando outros tipos de transportes público e privados, como os táxis. Entretanto, a empresa que foi um símbolo de excelência no serviço hoje tem muitos usuários descontentes e reclamações. Afinal, o que aconteceu com a Uber, e porque tantos cancelamentos de corrida?

Como surgiu a Uber

Antes de mais nada, vamos relembrar a história da empresa. A Uber foi fundada em 2009 por Garrett Camp e Travis Kalanick. Primeiramente, a proposta era ser um serviço estilo táxi com carros de luxo. Em 2010 a Uber lançou o aplicativo para smartphones, e até 2011, a empresa recebeu quase 50 milhões de dólares em investimentos.

Com esses aportes, a empresa expandiu seus serviços de transporte particular para Londres, e começou a testar a requisição de táxis pelo app em Chicago. No mesmo ano, passou a oferecer táxi aéreo por helicóptero entre Nova Iorque e Hamptons por US$ 3.000.

Uma nova rodada de investimentos aconteceu em 2015, com aportes de empresas como a Microsoft. O valor de mercado da Uber passou a ser de US$ 51 bilhões. Já em 2019, a Uber era avaliada em US$ 120 bilhões. Na mesma época, a empresa começou a vender ações na bolsa New York Stock Exchange, sendo avaliada em US$ 82 bilhões.

Porque está havendo tanto cancelamento de corrida na Uber

Como você pode lembrar, a Uber era um grande sucesso nos seus primeiros anos de atendimento aos clientes brasileiros. O serviço era tão bom e barato que desbancou os táxis, gerando grandes brigas entre taxistas e motoristas do app.

Porém, ultimamente o serviço da Uber decaiu muito. claro, gradualmente, mas com uma grande queda nos últimos meses. Atualmente, o Uber e outros apps, como o concorrente 99 POP, estão recebendo inúmeras reclamações, tanto nas redes sociais, como você pode ver mais abaixo, como no site Reclame Aqui.

Uber no Reclame Aqui.
Uber no Reclame Aqui.

Muitas dessas reclamações são referentes aos cancelamentos de corrida. Acontece o seguinte: O cliente abre o app e solicita uma corrida, e então aparece um motorista. Entretanto, muitas vezes, diversos motoristas cancelam a corrida, sendo difícil encontrar um motorista que aceite fazer o trajeto. Isso acontece especialmente com trajetos curtos ou em horário de pico.

E porque isso acontece? Primeiramente, saiba que o motorista ganha pela quilometragem feita, e não pelo tempo que levou para fazer a viagem. Sendo assim, os motoristas veem desvantagens em fazer trajetos com trânsito intenso, aonde provavelmente ficarão parados em congestionamentos sem ganhar nada por isso.

Em segundo lugar, nas viagens curtas acontece o mesmo. Muitas vezes, o motorista acaba rodando mais para encontrar o passageiro do que na corrida em si, o que acaba sendo desvantagem também.

Um outro motivo para que os motoristas optem por cancelar determinadas corridas é o alto preço da gasolina. Como sabemos, o combustível está inflacionado, tendo um aumento de 51% ao longo do ano de 2021. Os motoristas alegam que em trajetos curtos ou que enfrentam congestionamentos, o custo com combustível não cobre a viagem.

E de acordo com a Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp), em reportagem ao Estadão, a Uber não reajusta a remuneração dos motoristas desde 2015.

Outro detalhe que dificultou o ganho dos motoristas da Uber, segundo os motoristas, é que foi modificada a tarifa dinâmica. Essa tarifa aumenta o valor da corrida quando há grande demanda. De acordo com os motoristas da plataforma, esse valor se tornou fixo.