A Uber Black é a principal categoria de motoristas do sistema da Uber, e agora, depois de sete anos, a empresa finalmente anunciou uma mudança nas regras que permitem os motoristas ingressarem nesse patamar, de forma menos rigorosa. A principal mudança é que anteriormente, assim como o próprio nome sugere, apenas veículos da cor preta poderiam ingressar na categoria Black, o que mudou desde ontem (1).

Essa categoria é caracterizada como a mais luxuosa, e como é de se imaginar, traz vantagens aos motoristas, como um maior número de ganhos já que os preços das viagens também são maiores. Além do preto, veículos na cor chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom e branco, também poderão ingressar na categoria Uber Black.

Embora essa seja uma novidade interessante para os motoristas, ter um veículo nas cores citadas acima não garante sua presença na categoria mais antiga da Uber. Uma série de outras regras também estão inclusas nos parâmetros da empresa, e que podem servir de avaliação para finalmente conseguir fazer parte do time de motoristas mais importante da plataforma.

Leia também:

Regras da Uber Black

O principal requisito que interfere na oportunidade na categoria é o modelo do automóvel. A Uber dispõe de uma lista de veículos pré-aprovados, o que inclui diversos modelos conhecidos por serem confortáveis ao passageiro, como Range Rover Evoque, Nissan Sentra, Toyota Corolla, Volkswagen Jetta, Chevrolet Cruze, entre outros.

Range Rover Evoque de 2020 na cor branca. (Imagem: Reprodução / Jaguar Land Rover)
Range Rover Evoque de 2020 na cor branca. (Imagem: Reprodução / Jaguar Land Rover)

Além do modelo do veículo, o ano também é parte importante para aprovação. Isso significa que qualquer modelo que tenha sido fabricado há mais de seis anos, isto é, de 2015 para trás, estão automaticamente fora da categoria. Também leva-se em consideração os diferenciais que visam conforto, como ter pelo menos cinco lugares, dispor de ar condicionado e, claro, quatro portas. Ninguém quer pegar um Uber em que seja necessário se espremer para entrar no veículo, certo?

Depois de avaliar os requisitos do veículo, vamos às regras para a aprovação do motorista, que por sua vez, deve ter pelo menos 100 viagens na plataforma, e obrigatoriamente deve manter a média de avaliação acima das 4,85 estrelas. Caso isso não se mantenha, o motorista pode ser realocado para as demais categorias.

Vale lembrar que a categoria Uber Black está disponível apenas nas grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Curitiba.

Via