Uber lança “Quiet Mode” para usuários premium: recurso pede para que motoristas não conversem durante viagem

Iniciativa foi lançada após inúmeros pedidos de clientes – principalmente do sexo feminino. O recurso está disponível apenas nos Estados Unidos para as categorias Uber Black e Uber Black SUV.

Por Tecnologia Pular para comentários

A americana Uber lançou, na última quarta-feira (15), um novo recurso para seus usuários: o Quiet Mode. Com ele, o passageiro pode informar aos motoristas se prefere ficar em silêncio ou conversar ao longo da viagem. O recurso está disponível apenas nos Estados Unidos para as categorias Uber Black e Uber Black SUV.

Tudo que o usuário precisa fazer é, antes de solicitar o carro, acessar seu aplicativo e entrar na janela "preferências de motorista". Ele então pode escolher entre as opções "prefiro silêncio", "feliz em conversar" e "sem preferência".

Usuários premium podem optar pela temperatura do veículo, informar sobre bagagens e solicitar uma viagem silenciosa até o destino.Usuários premium podem optar pela temperatura do veículo, informar sobre bagagens e solicitar uma viagem silenciosa até o destino.

Segundo o gerente de produtos da empresa, Aydin Ghajar, o objetivo da Uber em oferecer esse tipo de preferência aos seus usuários premium é criar um diferencial entre estes produtos e os regulares, além de incentivar o uso do aplicativo por mais usuários.

Ghajar também informou que a criação do Quiet Mode era um pedido recorrente dos usuários - principalmente do sexo feminino. Diversas mulheres relataram situações desconfortáveis ao conversar com motoristas homens e disseram ter receio de pedir para que eles ficassem em silêncio. Isso vai desde conversas indesejadas em dias cansativos até assédios. Dessa forma, o Quiet Mode serve não apenas para "ficar em paz", mas também para que mulheres possam se sentir mais seguras ao viajarem com a Uber.

No entanto, a empresa reforça que os motoristas são trabalhadores independentes, o que significa que podem ignorar a preferência do passageiro caso queiram. O máximo que o usuário pode fazer neste caso é dar uma avaliação ruim ao motorista.

Categorias Premium

Além do Quiet Mode, as categorias premium (Uber Black e Uber Black SUV) oferecem também: a possibilidade de escolher a temperatura do carro e informar a quantidade de bagagens que pretende transportar - fazendo com que o motorista escolha um local adequado para estacionar e auxiliar o passageiro com as malas.

Os preços podem dobrar em comparação com UberX e até triplicar no caso do UberPool. 

O Quiet Mode está disponível apenas nos Estados Unidos. No entanto, a expectativa é de que o recurso chegue a outros países em breve.

Compartilhe com seus amigos:
Andressa Isfer
Andressa Isfer Jornalista, amante de séries, filmes, livros e games. Curiosa e sempre pronta para novos desafios.
TWITTER: @andressaisfer
Quer conversar com o(a) Andressa, comente:
Minha foto
    Quantos celulares a Motorola tem em linha?
    5(14,55%)
    10(59,01%)
    15(11,21%)
    20(7,43%)
    26(7,80%)