Desde que foi lançada no Brasil a Uber mudou bastante a interface do aplicativo e adicionou várias medidas de proteção a fim de tornar a experiência de uso mais segura tanto para o motorista quanto para o passageiro. Por meio das configurações do aplicativo é possível habilitar algumas ferramentas de segurança, como o uso de um código para viagens noturnas ou gravação de áudio durante as viagens pelo aplicativo.

A função está disponível na versão estável e pode ser ativada enquanto a corrida está em andamento, servindo como mais uma camada de proteção para os usuários da plataforma. A empresa anunciou recentemente que está testando no Brasil a 'U-Câmera', em que usará a câmera frontal do celular do motorista para gravar o interior do veículo.

Mais segurança

Chamado de 'U-Áudio', a função permite que o usuário grave um áudio no decorrer da corrida quando se sentir desconfortável com atitudes do motorista, enviando automaticamemente o material para o suporte da empresa, podendo ser usado nas denúncias ocorridas durante a viagem pelo aplicativo. De acordo com a Uber, o conteúdo gravado é sigiloso e somente será acessado em caso de necessidade. O motorista não é informado quando o passageiro inicia a gravação.

Além dessa funcionalidade também é possível ligar automaticamente para a polícia ou compartilhar o trajeto com outras pessoas, que podem acompanhar em tempo real o deslocamento do veículo no mapa.

1º Passo:

Durante a viagem você veráque há o ícone de um 'escudo azul' logo abaixo da opção que permite ativar a precisão do GPS. Toque sobre ele e posteriormente veja os recursos de segurança disponíveis (gravar áudio, central de segurança, compartilhar viagem e ligar para a polícia); selecione o primeiro e toque sobre 'Configurar'.

Toque sobre a opção de
Toque sobre a opção de 'Gravar áudio'. (Foto: Oficina da Net).

2º Passo:

Ao acessar pela primeira vez pressione sobre 'Avançar' e permita que o aplicativo acesse o microfone do celular, caso contrário não será possível iniciar a gravação de áudio. Para isso siga até 'Acessar os ajustes' e ative a permissão de microfone. Veja:

Conceda permissão ao microfone. (Foto: Oficina da Net).
Conceda permissão ao microfone. (Foto: Oficina da Net).

Após ter feito isso a gravação será iniciada e você poderá encerrar quando quiser. Vale ressaltar que o conteúdo é confidencial e nem o passageiro e tampouco o motorista possuem acesso ao arquivo, que fica armazenado no celular e pode ser anexado em caso de denúncia.

Vale a pena saber:

É recomendado utilizar o gravador próprio da Uber ao invés do aplicativo nativo do seu telefone.

Código de segurança

Há alguns meses a plataforma implementou uma medida de segurança para os usuários que utilizam o aplicativo durante corridas noturnas, sendo possível solicitar a confirmação de um código de segurança para que a viagem seja iniciada.

  1. Abra o aplicativo da Uber e acesse o menu lateral esquerdo, em seguida toque sobre 'Configurações';
  2. Tendo feito isso vá até a opção 'Confira suas viagens' e ative a função. Caso queira é possível definir que o código seja solicitado exclusivamente à noite entre 21h e 6h.
Função de confirmação da viagem. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Função de confirmação da viagem. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

O que achou dessa dica de segurança da Uber? Já conhecia? Conta pra gente, participe do nosso grupo no Telegram!