A revolução tecnológica trouxe mudanças em muitos aspectos de nossas vidas. Essa revolução também atingiu o setor de transporte dentro das cidades, e é comprometida com alternativas ecológicas, como transporte coletivo, sistemas de aluguel de bicicletas ou o chamado "compartilhamento de carros".

Os smartphones desempenharam um papel fundamental nessas mudanças. Por exemplo, antes você tinha que esperar em um ponto de ônibus sem saber por quanto tempo, e agora você pode verificar o aplicativo das empresas de ônibus o horário exato em que a condução passará. Também mudou no transporte particular. Antes dependíamos dos táxis, e hoje temos diversas opções para nos locomover, por um valor mais acessível e uma qualidade de serviço superior.

Empresas como Uber, 99pop ou Cabify, apesar da controvérsia que geram, também estão modificando o transporte nas cidades, e parece que, por enquanto, elas vieram para ficar, graças à liberalização por parte governamental.

Mas, se você teve um problema em sua viagem com 99Pop, Uber ou Cabify, ou apenas quer fazer uma reclamação porque não ter tido um serviço satisfatório, você sabe como fazer isso?

Como fazer uma reclamação para o Uber?

O Uber funciona através de um aplicativo, onde você pode reservar um carro com motorista para fazer uma viagem. Ao contrário dos táxis tradicionais, este tipo de veículo não pode ser parado diretamente na rua, levantando a mão. Uma reserva prévia é necessária através do aplicativo.

Para fazer uma reclamação, a principal maneira de fazê-lo através do próprio aplicativo em uma viagem que você fez.

A primeira coisa que você precisa fazer é entrar no menu e selecionar "suas viagens" (na tela inicial, clique nas três linhas que estão no canto superior esquerdo). Então, selecione a viagem em questão sobre a qual deseja comunicar uma reclamação. Depois de escolher a viagem, clique na opção "Informar um problema desta viagem". Escolha em qual categoria o seu problema se encaixa, e você poderá escrever um texto (ou não), dependendo da incidência que você teve, e a equipe do Uber responderá em um tempo razoável.

Também deve ser notado que não é fácil entrar em contato com esta empresa através de seu website. Existe um formulário de contato. Você também pode acessar o perfil do facebook do @uberbr ou no Twitter pelo perfil @uber_brasil.

Como fazer uma reclamação para o Cabify?

A Cabify é outra empresa semelhante à Uber. Tem uma central de ajuda muito completa, onde você pode encontrar respostas para a maioria de suas dúvidas.

O contato com eles através de seu aplicativo é bastante simples.

Basta acessar o seu perfil (canto superior esquerdo, na sua foto). Selecione "Ajuda". Agora, basta procurar pelo problema ou pesquisar. Após isso, clique em "Quero entrar em contato com a Cabify".

Depois selecione a opção adequada, como "Problema com uma viagem". Novamente, escolha uma das opções disponíveis e explique o seu problema no formulário de contato, através do qual você pode fazer uma consulta ou reclamação para a empresa. Você também pode anexar um arquivo (por exemplo, uma captura de tela).

g
Além do formulário de contato, você pode conversar com o Cabify pelo Facebook @cabifybr e pelo twitter @cabifybrasil.

Como reclamar do 99Pop

A 99 oferece um serviço de "fale conosco", caso tenha problemas com o preço da corrida ou cobranças indevidas. Para acessar, abra o menu na lateral esquerda do app e selecione "Corridas". Escolha a corrida em questão, a qual você quer reportar um problema;

1
Agora, Clique em "Ajuda". Escolha a opção que melhor se encaixa no seu problema e reporte o erro à equipe do 99Pop.

2

Em caso de cobrança indevida, o passageiro pode acessar a Central de Atendimento pelo menu do aplicativo ou neste link direto e enviar solicitação de análise de reembolso. 

Além do formulário de contato, você pode conversar com o 99pop pelo Facebook @99pop e pelo twitter @voude99.

Reembolso

Geralmente há duas alternativas para o reembolso: estorno na fatura do cartão de crédito em até 60 dias ou cupom de desconto que pode ser usado na próxima corrida. 

Às vezes, os serviços ao cliente das empresas não podem resolver todos os incidentes. Embora isso ocorra, ainda assim você tem que reivindicar o que é seu, apesar de não ser simples. Portanto, esperamos que o artigo tenha servido para canalizar melhor suas reclamações a partir de agora com essas empresas.