Desde de seu lançamento oficial a Uber vem trabalhando para tornar o serviço ainda mais seguro, tanto para os motoristas que trabalham através da plataforma quanto para os passageiros, adicionando recursos que verificam a identidade de quem utiliza o aplicativo e inserindo funções nativas como o botão de emergência, contatos de confiança ou código de confirmação que é solicitado antes de iniciar a viagem. Neste mês a empresa anunciou que está testando a opção de gravação do vídeo e áudio das corridas, trazendo mais confiabilidade para os clientes da companhia.

Gravação das corridas

A empresa anunciou que está testando uma ferramenta que permite gravar a corrida por meio da câmera frontal do celular do motorista. Esse recurso é útil para garantir maior segurança durante as viagens com o aplicativo e será totalmente criptografado, dessa forma o motorista não terá acesso às gravações, podendo visualizar apenas informações básicas como a data e hora da viagem, garatindo a privacidade do passageiro.

A novidade ainda está em sua versão beta e provavelmente será implementada no aplicativo apenas no próximo ano, caso os resultados sejam favoráveis. Por enquanto a opção está disponível em apenas doze cidades do Brasil, sendo: Campinas (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP), Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Maceió (AL), Natal (RN), Natal (RN) e Aracaju (SE).

De acordo com a Uber, o vídeo será acessado apenas caso haja uma reclamação ou denúncia sobre a corrida em questão, como em casos de racismo, homofobia ou outros crimes. Além da empresa apenas a Justiça poderá solicitar às imagens mediante a uma notificação judicial.

A função está disponível apenas para alguns motoristas, que podem optar por deixar o programa de testes a qualquer momento. Além disso, os passageiros não precisam aceitar uma corrida que está sendo gravada - pelo menos por enquanto - sendo possível encontrar outro motorista sem que haja prejuízos para a conta.

Fonte