O Twitter Blue, novo plano do Twitter que oferece benefícios e vantagens exclusivas na plataforma acaba de chegar ao Brasil. Os assinantes poderão aproveitar de recursos que não estão disponíveis no serviço comum, como a edição de tweets, redução da quantidade de anúncios e até mais espaço para escrever. Mas será que vale a pena? Quanto custa? Vamos de responder abaixo!

O que é o Twitter Blue?

O Twitter Blue é um plano de assinatura que permite aos usuários do Twitter obterem vantagens exclusivas e recursos adicionais, como a edição de tweets e a redução da quantidade de anúncios. O novo serviço chegou ao Brasil nesta semana e já começou a aparecer na tela de alguns usuários da rede social.

Antes, o serviço estava disponível apenas nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Se você costuma utilizar o Twitter no computador, talvez não tenha visto uma tela semalhante a essa abaixo, capturada em um celular. Se contratar, você poderá obter o selo de verificação para sua conta, além da edição de tweets e outros recursos.

O que o Twitter Blue oferece?

O maior benefício é sem dúvida o selo de verificação (Imagem: Oficina da Net)
O maior benefício é sem dúvida o selo de verificação (Imagem: Oficina da Net)

O principal benefício do Twitter Blue é o selo de verificação, que antes era disponível apenas para figuras públicas, empresas e órgãos governamentais. Com a assinatura do Twitter Blue, os usuários também poderão ter acesso a esse recurso, que aumenta a visibilidade de suas postagens.

Outro benefício do Twitter Blue é a possibilidade de editar tweets, o que pode ser especialmente útil para corrigir erros ou atualizar informações. Além disso, os usuários que assinam o serviço podem publicar vídeos mais longos, o que pode ser uma vantagem para quem cria conteúdo em vídeo.

Recursos do Twitter Blue (Crédito: Twitter/Reprodução)
Recursos do Twitter Blue (Crédito: Twitter/Reprodução)

Um dos recursos mais interessantes do Twitter Blue é a redução de anúncios na timeline dos assinantes, que receberão 50% menos anúncios do que os usuários comuns. Isso pode ser especialmente útil para quem se incomoda com a presença excessiva de publicidade na rede social, mas mesmo assim desaponta aqueles que não concordam por pagar um plano e ainda assim continuar vendo anúncios.

Por fim, o Twitter Blue também permite a publicação de até 4 mil caracteres. Esse recurso pode ser uma excelente opção para quem deseja desenvolver conteúdo mais longo e detalhado, permitindo que os assinantes do Twitter Blue tenham mais espaço para compartilhar suas ideias e opiniões. Entretanto, o recurso ainda é exclusivo para usuários nos Estados Unidos.

Quanto custa o Twitter Blue no Brasil?

No Brasil, o plano está disponível em duas opções de assinatura: anual e mensal. No plano anual, o valor da assinatura é de R$ 36,67/mês, totalizando R$ 440 por ano. Já no plano mensal, o valor é de R$ 42 por mês ou R$ 504 por ano.

No entanto, os usuários que acessam o Twitter por meio dos aplicativos para iOS ou Android terão que pagar um valor maior devido às comissões cobradas pela Apple e Google nas compras feitas através das suas plataformas. Nesses casos, o valor da mensalidade do Twitter Blue é de R$ 60.

É importante ressaltar que nenhuma das assinaturas oferece a opção de reembolso para assinaturas de contas que foram suspensas ou que o usuário tenha perdido o acesso por qualquer outro motivo. Se desejar cancelar, isso pode ser feito pela própria plataforma utilizada para realizar a compra.

Vale a pena assinar o Twitter Blue?

No geral, não vale a pena assinar o Twitter Blue (Crédito: Twitter/Reprodução)
No geral, não vale a pena assinar o Twitter Blue (Crédito: Twitter/Reprodução)

Para a grande maioria dos usuários presentes hoje no Twitter, podemos dizer que não, não vale a pena assinar o Twitter Blue. Os recursos que o novo plano oferece são pouco relevantes para usuários comuns. Talvez o recursos mais importante seria a opção de editar os tweets, mas só isso não justifica o investimento de R$ 37 por mês. E se você é um assinante de planos como o YouTube Premium, sabe que não faz sentido pagar por um plano e continuar vendo propagandas na sua tela.

Talvez, podemos dizer que o investimento do Twitter Blue faça mais sentido para aqueles que utilizam o Twitter profissionalmente, como jornalistas ou assessores de imprensa. Para esse perfil de usuário, alguns recursos podem ser mais relevantes, mas mesmo assim, dificilmente podemos dizer que realmente valha a pena.