O Twitter é um dos lugares mais emocionantes para ter uma conversa na internet. Ele é aberto a todos, e você certamente terá diversos pontos de vista sobre as opiniões que compartilha. A rede é muito livre, e tem como característica, ser uma plataforma em que as pessoas gostam de expressar as suas emoções, sentimentos e opiniões.

Infelizmente, a toxicidade é um grande problema na plataforma. É dito isso, pois um tweet simples e bem-intencionado, pode se transformar em uma guerra de palavras e abuso verbal. Entretanto, não precisa ser assim.

Pensando nisso, vamos te mostrar a seguir, um guia rápido sobre como restringir as respostas no Twitter, de forma a garantir que respostas mal-intencionadas não aparecem em seus tweets.

Por que restringir as respostas do seu tweet?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Na maioria das vezes, os tweets mais interessantes no Twitter estão na seção de respostas. Seja com os memes, piadas, ou comentários que não estão totalmente relacionados ao tweet original; as respostas são a alma do Twitter. Então, por que você iria querer parar de receber essas respostas?

Infelizmente, as respostas nem sempre são empolgantes. Embora o humor seja um tema comum, o abuso verbal, os insultos raciais e outras formas de toxicidade surgem com muita frequência.

Enquanto a equipe oficial de moderação do Twitter tenta higienizar as respostas aos tweets, acompanhar as respostas a milhões de tweets não é uma tarefa fácil. E nesse meio tempo, você pode encontrar haters que estão constantemente respondendo aos seus tweets, com ofensas e palavras de ódio.

Paralelo a isso, existem também os bots do Twitter. Ou seja, contas automatizadas que soltam respostas de spam, como URLs de sites ou respostas pré-programadas destinadas a influenciar a opinião dos usuários do Twitter. Bem, você não precisa aturar nada disso. Por isso, confira a seguir, como restringir as respostas aos seus tweets.

Como restringir as respostas aos seus Tweets?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Embora o Twitter não tenha uma opção clara para restringir as respostas a tweets, há uma solução alternativa que você pode usar para obter resultados semelhantes. Veja como fazer isso:

  1. Quando estiver pronto para twittar, toque no ícone azul de + no aplicativo do Twitter para criar um tweet;
  2. Escreva o deseja tweetar no seu perfil;
  3. Logo abaixo da área de digitação, localize e toque em Todos podem responder para selecionar quem pode responder ao seu Tweet. Existem três opções:
    • Qualquer Pessoa: essa é a configuração padrão e significa que todos os usuários do Twitter que veem seu tweet, podem potencialmente responder.
    • Pessoas que você segue: somente as contas do Twitter que você segue ou menciona com um @ em seu tweet podem responder ao seu tweet.
    • Somente as pessoas que você menciona: Somente os usuários do Twitter que você menciona com um @ em seu tweet podem responder.
  4. Para restringir as respostas apenas às pessoas que você segue, escolha a opção Pessoas que você segue. Para impedir que todos respondam, escolha a opção Pessoas que você menciona, mas não mencione ninguém em seu tweet.
  5. Quando terminar, toque em Tweetar no canto superior direito da tela para entrar no ar.
Como restringir quem pode responder o seu Twitter.
Como restringir quem pode responder o seu Twitter.

Se você quiser restringir as respostas em um tweet que já está no ar, localize o tweet na sua linha do tempo do Twitter. Em seguida, toque no ícone de três pontos no canto superior direito do item do tweet e toque em Alterar quem pode responder e selecione qualquer uma das três opções citadas acima.

Nota: Mesmo quando você restringe quem pode responder à sua postagem, qualquer pessoa que veja seu tweet ainda pode retuitar com um comentário.