Faz pouco tempo desde que Elon Musk comprou o Twitter, mas houve drama e tumulto mais do que suficientes no site de mídia social para fazer as pessoas migrarem para alternativas. Embora o Koo pareça ter caído no gosto dos brasileiros, existe uma outra opção ao Twitter que também pode ser interessante: estamos falando do Hive Social.

O que é o Hive Social? É como um misto de Twitter e Instagram, com uma pitada de MySpace. Ele oferece a simplicidade do Twitter, dá um pouco mais de ênfase em imagens como o Instagram (ou pelo menos antes do vídeo), e você pode até adicionar música ao seu perfil. É interessante e um pouco mais fácil de usar do que o Mastodon.

Se isso soa interessante para você, veja como começar a usar o Hive Social. Por favor, note que, atualmente, o Hive Social só está disponível como um aplicativo iOS e Android. Não há site ou aplicativo de desktop no momento, mas essas podem ser possibilidades no futuro.

O Hive Social é administrado por apenas duas pessoas no momento e, embora exista desde 2019, ele só ganhou popularidade da noite para o dia com o atual drama contínuo do Twitter.

Como criar uma conta no Hive Social?

Créditos: Hive Social
Créditos: Hive Social
  1. Baixe o aplicativo Hive Social no seu iPhone ou telefone Android;
  2. Selecione Criar uma conta;
  3. Logo após, escolha Inscrever-se com e-mail, Inscrever-se no Google ou Inscrever-se com a Apple. Opcionalmente, se você optar por se inscrever com e-mail, também haverá uma alternativa para usar um número de telefone;
  4. Preencha os seus dados pessoais conforme as instruções apresentadas na tela. Isso inclui e-mail, número de telefone, senha, nome de exibição, nome de usuário e aniversário;
  5. Para começar, o Hive pedirá que você escolha pelo menos três tópicos, que preencherão a guia Descobrir com conteúdo que você possa gostar.

Como alterar o perfil e a imagem de cabeçalho do Hive?

Créditos: Hive Social
Créditos: Hive Social
  1. Após criar sua conta, selecione a guia Perfil no canto inferior direito;
  2. Logo após, selecione Editar;
  3. Feito isso, toque no Círculo para alterar seu avatar. Você pode escolher uma imagem existente em sua biblioteca de fotos ou tirar uma nova foto;
  4. Selecione Avançar e corte/redimensione a imagem ao seu gosto;
  5. Em seguida, toque em Concluído;
  6. Toque no retângulo na parte superior para alterar a imagem do cabeçalho. Novamente, você pode escolher uma imagem existente ou encaixar uma nova;
  7. Selecione Avançar e corte/redimensione a imagem como desejar;
  8. Por fim, toque em Concluído.

Como pesquisar outros usuários no Hive?

Créditos: Hive Social
Créditos: Hive Social

A pesquisa é um pouco difícil de usar no momento, mas está lá e funciona. Se você estiver procurando por pessoas específicas, precisará saber o nome de usuário exato - os nomes de exibição não aparecerão.

  1. Selecione a guia Descobrir na barra de menus inferior (é a que está com a lupa);
  2. Em seguida, selecione a Lupa no canto superior direito;
  3. Logo após, digite o que você deseja pesquisar. Lembre-se, se você estiver procurando por pessoas específicas, certifique-se de inserir seu nome de usuário completo.

Como adicionar música ao seu perfil do Hive?

Créditos: Hive Social
Créditos: Hive Social

Um elemento único do Hive é a capacidade de adicionar algumas músicas ao seu perfil. No momento, o recurso é limitado apenas ao Apple Music. Porém, os desenvolvedores estão procurando adicionar suporte ao Spotify no futuro.

  1. Vá para a guia Perfil na barra de menus inferior. É a guia no canto inferior direito;
  2. Selecione o botão Minha música no seu perfil. Está ao lado do botão Editar;
  3. Selecione o primeiro slot Música. Você pode ter até quatro músicas em seu perfil, mas as outras são desbloqueadas por meio de uma compra no aplicativo;
  4. Pesquise uma música desejada digitando palavras-chave na barra de pesquisa superior;
  5. Selecione o botão roxo mais para adicioná-lo ao seu perfil.

Como alterar a cor do tema do aplicativo Hive?

Créditos: Hive Social
Créditos: Hive Social

Todo mundo tem sua própria cor favorita, e o Hive permite que você se expresse com sua preferência.

  1. Acesse sua página de perfil;
  2. Selecione o botão Configurações no canto superior direito;
  3. Depois disso, escolha Temas de cor;
  4. Selecione sua cor favorita entre as opções disponíveis. Uma visualização da aparência do aplicativo aparecerá na parte superior com o nome da cor. Infelizmente, ainda não há um seletor de cores para cores personalizadas;
  5. Se você estiver usando um modo claro ou escuro em todo o sistema em seu dispositivo, uma alternância na parte inferior permitirá que você obtenha uma visualização de como ele se parece no modo oposto do que você usa.

Hive Social é popular agora, e parece ser uma alternativa decente ao Twitter para aqueles que estão procurando um. No entanto, é limitado agora, porque não há site ou aplicativo de PC, e você só pode acessá-lo no iOS e no Android, sendo esse último bastante problemático.

Apesar disso, o Hive Social tem muito potencial. Por isso, se você quiser uma alternativa ao Twitter que seja até mais interessante que o Koo, experimente o Hive Social.