Com o caos que se tornou o Twitter após Elon Musk começar a administrar a empresa, muitos usuários da rede social começaram a sair. Claro que ao fazer isso, as pessoas sempre tentam encontrar uma alternativa mais parecida possível ao Twitter e ela se chama Mastodon. Saiba tudo sobre a nova opção para tapar o "buraco" que ficou depois que o CEO da Tesla começou a mudar a maneira como a plataforma do "passarinho" funciona.

Fundada em 2016 pelo desenvolvedor de software alemão Eugen Rochko, a rede social Mastodon é uma plataforma de código aberto e gratuita com mecânica semelhante ao Twitter. Seu mascote é semelhante aos mamutes/mastodontes e já apareceu em diversas cores. Sua popularidade começou a ficar maior entre o primeiro e segundo trimestre de 2017, chegando a quase 1 milhão de usuários em dezembro do mesmo ano.

O que é o Mastodon e quais são suas diferenças com o Twitter?

Saiba tudo sobre o rival/cópia do Twitter, Mastodon. Fonte: Oficina da Net (Nicolas Muller)
Saiba tudo sobre o rival/cópia do Twitter, Mastodon. Fonte: Oficina da Net (Nicolas Muller)

O Mastodon foi criado e lançado em outubro de 2016 por Eugen Rocho, que é o CEO e único funcionário da organização sem fins lucrativos. Já o Twitter foi fundado em 2006 por Jack Dorsey, Noah Glass, Biz Stone e Evan Williams, ou seja, uma década antes.

As postagens no Mastodon são chamadas de "toots" enquanto no Twitter deu-se o nome de "tweet". Os perfis de usuários são diferentes também e o motivo disso é a maneira como tudo funciona. O Mastodon é formado por "milhares de redes sociais que ficam rodando em servidores ("instâncias") diferentes, onde uma se comunica com a outra através de um sistema chamado Fediverse. O Fediverse possui outras redes sociais além do Mastodon como, por exemplo, a PeerTube (vídeos), a Funkwhale (música), a PixelFed (fotos) e a NextCloud (armazenamento de arquivos).

Captura de tela do site Fediverse, que gerencia os servidores (instâncias) da rede social Mastodon. Fonte: Fediverse
Captura de tela do site Fediverse, que gerencia os servidores (instâncias) da rede social Mastodon. Fonte: Fediverse

No Mastodon a pessoa terá seu nome de usuário como @[username]@[a instância do Mastodon na qual você se inscreveu]. Se Elon Musk criasse uma conta lá, ficaria, por exemplo, @[email protected]. Funciona como se fosse um endereço de e-mail, onde a primeira parte é o nome para identificar a pessoa e a segunda é a organização que gerencia o serviço de e-mails.

O número de caracteres máximo no Mastodon é 500, quase o dobro do oferecido atualmente no Twitter (280 caracteres) para os usuários. Já com relação as hashtags, o funcionamento é semelhante e existem tópicos de tendências. Nas mensagens é possível anexar links, imagens (JPG, GIF ou PNG, até 8MB), arquivos de áudio (MP3, OGG, WAV, FLAC, OPUS, AAC, M4A e 3GP) até 40 MB) e vídeos (MP4, M4V, MOV, WebM até 40 MB).

É possível editar posts (toots) no Mastodon, ao contrário dos tweets no Twitter. Cada edição realizada permanecerá disponível para revisão e as pessoas que repassaram o toot serão notificadas se houver alguma edição da informação.

Mastodon
Mastodon

A verificação de contas no Mastodon está disponível para todos e é gratuita. Se a pessoa vincular um site que ela controla em seu perfil, é possível reconhecê-la como proprietária do site.

Como encontrar os mesmos usuários do Twitter no Mastodon?

Caso você queira encontrar todas as pessoas que você seguida no Twitter dentro do Mastodon, infelizmente não há uma fórmula mágica. Entretanto, serviços como o Twitodon podem dar uma "mãozinha" scaneando os usuários que a pessoa possui no Twitter e tentando adivinhar qual o endereço delas no Mastodon.

Captura de tela do serviço Twitodon, que permite aos usuários do Twitter encontrar as mesmas pessoas no Mastodon. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela do serviço Twitodon, que permite aos usuários do Twitter encontrar as mesmas pessoas no Mastodon. Fonte: Vitor Valeri

Como Baixar e se cadastrar no Mastodon

O Mastodon possui aplicativos nas plataformas Android e iOS (iPhone). Para se inscrever em um servidor (instância) do Mastodon, basta fornecer um endereço de e-mail e escolher uma senha. Feito isso, a pessoa só precisa ir até seu e-mail e clicar no botão de verificação na mensagem enviada pela rede social.