Desde quando Elon Musk assumiu o Twitter há uma semana atrás, há diversas notícias sobre as mudanças que estão ocorrendo na empresa. Hoje mesmo foram demitidos 50% dos funcionários da companhia, com previsão para mais cortes nos próximos meses. Entretanto, para os usuários o mais crítico está sendo a cobrança para ter o selo de perfil verificado na rede social e golpistas estão se aproveitando desse desespero.

Inicialmente surgiu o rumor de que seria cobrado cerca de US$ 20 por mês pela assinatura do Twitter Blue, que incluiria o benefício do selo de perfil verificado na rede social. Entretanto, Elon Musk anunciou depois que seria cobrado US$ 8/mês para ter acesso ao selo de perfil verificado e outros benefícios dados ao assinar o Twitter Blue.

Golpistas tentam enganar usuários do Twitter que possuem contas verificadas

Cobrança pelo selo de perfil verificado causa pânico entre usuários do Twitter e golpistas se aproveitam. Fonte: Oficina da Net
Cobrança pelo selo de perfil verificado causa pânico entre usuários do Twitter e golpistas se aproveitam. Fonte: Oficina da Net

Com a situação de desespero com o fato de ter de pagar para ter o selo de perfil verificado, golpistas têm tentado tirar vantagem em cima dos usuários do Twitter. Segundo o site Gizmodo, as pessoas têm recebido e-mails de "usuários verificados do Twitter" não oficiais com tentativas de phishing. Na mensagem, os golpistas se utilizam de técnicas de engenharia social para abalar as vítimas e convencê-las a clicar em um link para inserir informações de login em uma página falsa.

De acordo com o site BleepingComputer, alguns golpistas chegaram até a apresentar técnicas avançadas, onde chegam a enviar falsos códigos de autenticação de dois fatores via mensagem SMS. Além disso, com a mudança de informações (valor anunciado pelos rumores foi diferente do oficial), criminosos começaram a alterar os preços para não serem descobertos.

Quantos perfis verificados existem no Twitter?

Segundo o site NewYorkTimes, o Twitter possui atualmente cerca de 423 mil usuários verificados. Considerando que o recurso foi lançado originalmente em 2009, não é um número que impressiona, já que a rede social conta com aproximadamente 396 milhões de usuários atualmente, de acordo com o site businessofapps.