O Twitter tornou-se parte integrante de nossas vidas cotidianas. Seus tweets, mídia e mensagens diretas podem conter informações críticas e importantes sobre a sua vida pessoal ou negócios online.

Em suma, um backup do Twitter protege contra o risco de perder seus dados do Twitter. Isso pode ocorrer, devido a um banimento ou a uma saída voluntária da plataforma. Além disso, recentemente cresceram os boatos nas redes sociais, de que poderia ser o fim da plataforma, após a compra e mudanças de Elon Musk na companhia.

Diante disso, é fundamental saber como fazer o backup do seu perfil, e assim, se prevenir quanto a qualquer fechamento da plataforma. Abaixo, confira o passo a passo de como fazer esse backup.

Como fazer um backup do Twitter?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

O Twitter permite que você baixe um arquivo de todos os seus tweets, respostas, seguidores, mídia, listas, catálogo de endereços e mensagens diretas. O Twitter exige que você verifique se seu endereço de e-mail está confirmado e se você está conectado à sua conta do Twitter no mesmo navegador que está usando para baixar o arquivo do Twitter. Pode levar alguns dias para o Twitter enviar o arquivo para o seu e-mail.

O Twitter também permite que você baixe um arquivo legível por máquina contendo dados relacionados à sua conta em arquivos HTML e JSON. Siga as etapas abaixo para fazer backup de seus dados do Twitter.

  1. Abra a página inicial do Twitter;
  2. Em seguida, clique no + logo abaixo do ícone do perfil;
  3. Depois, vá para as configurações da sua conta clicando em Configurações e suporte;
  4. Logo após, selecione Configurações e privacidade;
  5. Clique em Sua conta no menu que aparece e selecione Baixar um arquivo de seus dados;
  6. Neste ponto, o Twitter solicitará que você verifique sua conta do Twitter enviando um código para o endereço de e-mail ou número de telefone que você usou para se inscrever no Twitter. Se essas informações ainda não estiverem no sistema, você será redirecionado para a página informações da conta;
  7. Após a conclusão do processo de verificação, clique no botão solicitar dados;
  8. Quando o download estiver pronto, o Twitter entregará uma cópia ao seu e-mail ou enviará uma notificação por push se você tiver o aplicativo instalado. Clique no link de download no e-mail. Uma maneira alternativa de baixar os dados é navegar até o ícone Configurações na página inicial da sua conta do Twitter e clicar no botão Baixar dados na seção Baixar dados;
  9. Abra o e-mail enviado a você e clique no botão Download para baixar um arquivo ZIP do seu arquivo do Twitter. Certifique-se de que você está logado em sua conta do Twitter ao fazer isso. Agora você terá os dados salvos no seu dispositivo.

Por que você deve fazer backup de sua conta do Twitter?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

O Twitter se destaca de outras redes de mídia social porque é o lugar para estar se você quiser saber o que está acontecendo e comunicar suas opiniões e valores. Isso o torna uma ótima plataforma para se conectar com pessoas que pensam da mesma forma e promover uma marca online.

Se você está no Twitter para qualquer um desses fins, você tem dados valiosos na plataforma que você não pode se dar ao luxo de perder. Fazer backup de sua conta do Twitter garante que você sempre possa acessar suas mensagens diretas e outros dados, mesmo se você sair da plataforma, ou se a plataforma do Twitter entrar em colapso sob o gerenciamento de Elon Musk.

O que está incluído em seus arquivos do Twitter?

Seu arquivo do Twitter é um repositório que contém todos os dados valiosos que você acumulou na plataforma ao longo do tempo. O arquivo deve conter: Suas informações de perfil, tweets, mensagens diretas, momentos, mídia, uma lista de seus seguidores, uma lista de contas que você está seguindo, seu catálogo de endereços, suas listas do Twitter, informações demográficas e de interesse, informações sobre anúncios que você viu ou se envolveu e muito mais.