O Twitter volta e meia vira assunto do momento, diante das notícias de contas de celebridades que foram hackeadas, e suas contas foram tomadas.Em suma, os golpistas roubaram quase 130 contas no Twitter de personalidades conhecidas, incluindo Jeff Bezos, Bill Gates, Elon Musk, Barack Obama e contas corporativas da Apple, Uber e muitos outros.

Diante disso, é muito importante tomar cuidado com as suas redes sociais, bem como saber mais sobre o assunto. Por exemplo: Como você sabe se a sua conta no Twitter foi hackeada? O que você deve fazer se sua conta for hackeada? E como você pode proteger a sua conta no Twitter?

Abaixo, confira todos os detalhes, para saber os sinais de uma conta hackeada do Twitter, bem como quais as maneiras de recuperá-la.

Como verificar se sua conta no Twitter foi hackeada?

Em suma, estes são os sinais de que a sua conta foi comprometida:

  • Uma mudança no seu nome, foto do perfil ou endereço de e-mail;
  • Novos pedidos de amigos ou amigos de estranhos com intenções duvidosas;
  • Tweets não autorizados ou inapropriados que você não postou;
  • Estar seguindo ou não, contas do Twitter;
  • Sua senha não está mais funcionando, e você recebe o pedido de redefini-la.

Como recuperar uma conta hackeada no Twitter?

Assim que você notar uma invasão, é necessário agir imediatamente. Lembre-se: uma invasão pode levar a violação de informações críticas se o ator de ameaças tiver acesso às suas informações pessoais por muito tempo.

Passo 1: Redefina a sua senha

Se a sua conta estiver comprometida, mas você ainda puder fazer login, altere a senha da sua conta imediatamente.

Para alterar sua senha, clique em cima da sua foto de perfil, no canto superior. Em seguida, clique em "Configurações", posterior a isso, toque em "Sua conta", e logo após, em "Alterar sua senha".

Passo 2: Recupere a sua conta

Caso você não tenha mais acesso a sua conta, você terá que recuperá-la. Para recuperar a conta do Twitter, clique em "Esqueci a Senha" na página de login. Em seguida, digite o seu e-mail, número de telefone ou nome de usuário e clique em Pesquisar.

Logo após, selecione o método de recuperação da conta, forneça os detalhes necessários e siga as instruções. Posterior a isso, clique em Redefinir Senha para concluir o processo de recuperação da conta.

Passo 3: Denuncie o Hacker

Se você ainda não conseguir recuperar o acesso à sua conta comprometida, você deve reportar diretamente ao Suporte do Twitter e selecionar a opção Conta Hacker. A página de suporte exibe opções para recuperar sua conta comprometida.

Como evitar ser hackeado de novo?

  • Use senhas fortes que sejam uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, bem como números;
  • Habilite a autenticação em duas etapas do Twitter (use um aplicativo de autenticação);
  • Verifique a URL para obter discrepâncias ortográficas antes de fazer login;
  • Evite Wi-Fi público;
  • Cuidado com as permissões de aplicativos de terceiros;
  • Evite logins sociais.

Conclusão

As contas de mídia social têm uma importância crescente porque as pessoas compartilham suas experiências pessoais em comunidades virtuais. Com os hackers criando táticas inovadoras para explorar brechas nas plataformas de mídia social, é imprescindível que os usuários intensifiquem a segurança na rede social.

O hacker do Twitter é um exemplo do fato de que um humano é o elo mais fraco em segurança cibernética. De acordo com uma pesquisa da Black Hat,

"Um único erro humano pode resultar em um invasor assumindo toda a infraestrutura da organização, não importa qual hardware, software ou implementação de segurança de ponto final tenha sido feito da equipe defensiva."

Sendo assim, confira a nova política de segurança e privacidade do Twitter e observe as atividades da sua conta de perto. Dessa forma, você pode garantir que não há nenhuma atividade suspeita em seu perfil.