A Google anunciou na última quinta-feira (07) uma parceria com diversas operadoras de telefonia, fabricantes de smartphones e a GSMA a fim de substituir o SMS pelo sistema RCS. Este novo formato vai trazer várias novidades as mensagens via SMS, como a possibilidade de criar bate-papos em grupo, visualizar quando alguém está digitando uma mensagem, assim como enviar e receber fotos em alta resolução, da mesma forma que funcionam os aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.

A gigante de buscas já confirmou parceria com algumas operadoras, como é o caso da Oi, Vivo e Claro, somente a TIM ainda não havia confirmado. Porém, a operadora TIM informou que vai migrar para o sistema RCS, mas ainda não escolheu o fornecedor da plataforma.

TIM ainda não confirmou parceria com a Google
TIM ainda não confirmou parceria com a Google

João Stricker, diretor de devices da operadora, em entrevista ao site Mobile Time, ressaltou que a companhia está em busca de um fornecedor para a plataforma RCS, mas que este processo tem uma série de questões técnicas que precisam ser avaliadas.

Além disso, Stricker explicou que a permissão para realizar ligações de voz sobre o 4G influência diretamente nessa escolha, pois nem todas as soluções de RCS permitem este recurso. O que segundo ele, pode afetar diretamente na estratégia comercial da operadora.

Desta forma, a TIM ainda segue em processo de escolha para a plataforma RCS. Enquanto isso, mais duas companhias disputam o mercado de RCS no Brasil, a Samsung e a Mavenir. Mas a Google se antecipou e já confirmou parceria com três operadoras brasileiras.