De acordo com uma pesquisa realizada pela Mobilesquared a pedido do MEF, 62% das operadoras pretendem abandonar o SMS e adotar o sistema RCS em até dois anos. O levantamento mostrou ainda que atualmente 50 operadoras no mundo todo com RCS já estão em funcionamento.

Entre as operadoras que estão interessadas na implantação do sistema RCS, 64% planejam implementar uma API de autenticação. Já 29% pretendem construir uma API para chatbots.

Mais da metade das operadoras pretender acabar com o SMS.
Mais da metade das operadoras pretender acabar com o SMS.

Entre eles, 79% acreditam que os robôs de conversação irão melhorar o atendimento e ainda o suporte aos clientes; 64%esperam uma melhoria em serviços de comércio mobile; e 50%, creem em um aperfeiçoamento de serviços bancários.

Mas, o que RCS?

Para quem ainda não está familiarizado com o nome, o RCS pode ser considerado uma evolução do SMS, que pode ser controlado por um aplicativo e possibilita uma experiência semelhante àquela de serviços over the top (OTT), com conteúdo multimídia, como imagens e vídeos. Assim sendo, a experiência do usuário ficaria semelhante ao uso do WhatsApp e Telegram, por exemplo.

Com isso, muitas operadoras que usam o SMS como canal de comunicação com seus consumidores deverão mudar para o RCS. Sobre o valor praticado pelas operadoras com o uso do RCS ainda não está definido se será o mesmo do SMS.

Atualmente, o mercado mundial de SMS enviado por empresas para consumidores movimenta US$ 11,4 bilhões ao ano, diz a Mobilesquared. No total, são 122 bilhões de mensagens todos os meses no mundo todo.