Certamente você já deve ter se deparado com algumas das várias decisões controversas tomadas por Elon Musk como dono da rede social Twitter. Nesse cenário de insatisfações dos usuários, é onde Mark Zuckerberg historicamente se destaca: o Facebook surgiu e acabou com o Myspace; o Instagram lançou os stories, matando o Snapchat, e o WhatsApp domina como principal aplicativo de troca de mensagens.

Google Trends: interesse no Threads cai em 93% na segunda semana

Agora, o Threads, um aplicativo desenvolvido por funcionários demitidos do Twitter sob a liderança de Zuckerberg, chega para competir diretamente com a plataforma social de Musk.

Acompanhamos os recordes de crescimento que o Threads alcançou em sua primeira semana, chegando aos impressionantes 100 milhões de usuários. Mas quantas pessoas continuam acessando a rede diariamente?

.
Pesquisas no Google que incluem o termo "twitter", em azul, e "threads", em vermelho. Fonte: Google Trends

Como podemos ver no gráfico de duas semanas, as pesquisas por "Threads" no Google caíram de forma assustadora após o hype de lançamento. Enquanto escrevo essa notícia, o Threads possui 17 pontos de interesse no Google nos últimos sete dias, comparado a 83 pontos do Twitter.

Únicos países onde o Threads é mais popular que Twitter são Irã e Rússia, lugares onde o acesso ao Twitter é limitado/censurado. Fonte: Google Trends
Únicos países onde o Threads é mais popular que Twitter são Irã e Rússia, lugares onde o acesso ao Twitter é limitado/censurado. Fonte: Google Trends

Segundo Anthony Bartolacci, diretor executivo da Sensor Tower, uma empresa de análise de marketing, "Nos mais de 10 anos que a Sensor Tower analisa instalações de aplicativos, as primeiras 72 horas do Threads realmente se destacaram de forma única." Afirmou o diretor numa entrevista concebida a CNBC.

O diretor também comentou sobre a queda no número de usuários:

"Esses primeiros resultados indicam que, apesar da agitação durante o seu lançamento, ainda será uma tarefa difícil para o Threads conquistar um espaço na rotina da maioria dos usuários de redes sociais". O diretor continuou "O suporte da Meta e a integração com o Instagram provavelmente dão ao Threads uma vantagem maior do que outros serviços, mas será necessário uma proposta de valor mais convincente do que simplesmente 'Twitter, mas sem Elon Musk." - Anthony Bartolacci, diretor da Sensor Tower.

De fato, o número de usuários do Threads foi diretamente alavancado pelo Instagram, uma vez que basta conectar a conta do Instagram para fazer login na nova rede social. O Threads é praticamente uma extensão do Instagram: os dois perfis são linkados, e informações como nome de usuário, fotos, data de nascimento, etc, são compartilhadas nas duas redes sociais. O ponto positivo disso nós já vimos: é fácil de entrar e começar a usar o Threads. Já o ponto negativo é que os usuários não podem ter aquele "perfil separado" que os usuários de Twitter gostam de ter - utilizando a rede social de forma mais informal, minimizando a vinculação direta entre seus perfis pessoais e profissionais.

Por que as pessoas estão abandonando o Threads?

A quantidade de usuários no lançamento não reflete a quantidade de pessoas que realmente utilizam a plataforma diariamente. De fato, uma porcentagem considerável de usuários experimentou o aplicativo nos primeiros dias e nunca mais voltou a utilizá-lo. Abaixo, listei 3 dos maiores motivos que levariam uma pessoa a parar de usar o Threads:

Feed único

Uma possível explicação para isso é a falta de um feed dedicado aos perfis seguidos. Atualmente, todos os conteúdos são apresentados em um único feed, o que obriga os usuários a consumirem posts de grandes celebridades e marcas junto com as publicações de seus amigos mais próximos. Essa falta de segmentação pode ser considerada uma das principais fraquezas do Threads no momento.

Falta dos "trending topics"

Outra característica que coloca o Threads em desvantagem em relação ao Twitter é a ausência de uma tela dedicada aos "trending topics" - os assuntos mais comentados no momento. Muitos usuários utilizam o Twitter como fonte de notícias e para se manterem atualizados sobre as principais discussões. Infelizmente, o Threads não oferece nada semelhante a isso.

Versão de PC não funciona

Por último, a versão do Threads para navegadores ainda não está funcionando adequadamente. Embora tenhamos tido acesso a uma versão somente de leitura, ela foi rapidamente retirada do ar.

Se o Threads deseja recuperar seus usuários iniciais e competir efetivamente com o Twitter, é crucial que lancem atualizações com diversas novas funcionalidades o mais rápido possível.