Quando falamos de tecnologia, um dos temas que inicialmente vem à mente é a privacidade de dados. Recentemente, a nova rede social Threads tem chamado atenção na discussão sobre a coleta e uso de informações pessoais.

A quantidade de informações que a Threads coleta de seus usuários é bastante abrangente, variando desde informações vinculadas a anúncios de terceiros, a dados financeiros, localização, informações de contato, conteúdo gerado pelo usuário entre outras. Embora possa parecer surpreendente, é importante ressaltar que essas informações são geralmente aceitas pelos usuários durante o processo de registro, frequentemente ignorado pela maioria dos usuários. Aquele processo de concordar sem ler os termos, você sabe né?

Quais dados são coletados?

Dados seus vinculados ao Threads
Dados seus vinculados ao Threads

Se você entrar na página do app na App Store, verá todas as informações que são coletadas, como dados como localização, informações de contato (incluindo endereço físico e de email, nome, número de telefone), conteúdo do usuário (fotos ou vídeos, por exemplo), histórico de pesquisa e navegação, são coletados pelo aplicativo. Além disso, Threads também coleta dados vinculados ao desempenho do aplicativo, como dados de falhas e outros dados de diagnóstico.

Dados coletados pelo Threads
Dados coletados pelo Threads

Não termina aí. O aplicativo também coleta informações sobre a saúde e o condicionamento físico do usuário, informações financeiras, como histórico de compras e outros dados de pagamento, e até mesmo informações confidenciais, embora o aplicativo não especifique que informações seriam essas. A personalização do produto também é uma finalidade do recolhimento de informação, que ajuda na funcionalidade do aplicativo.

Todos os dados coletados são usados?

É necessário enfatizar que, embora o aplicativo colete todas essas informações, não está explicitamente declarado que o Threads usa todas essas informações. Então, enquanto foi confirmado que essa quantidade de informação pode ser coletada pelo aplicativo, o uso real dessas informações pelo aplicativo permanece um mistério.

O Instagram, que é o criador do Threads, divulga as informações que coleta de seus usuários. As informações coletadas pelo Instagram incluem detalhes do perfil do usuário, atividades, informações do dispositivo, dados do navegador, apps ou sites acessados fora do Instagram, conteúdos criados e enviados, mensagens enviadas e recebidas, interações com conteúdo e compras realizadas.

Vale ressaltar que apesar do Instagram afirmar que não utiliza todos os dados anteriormente citados, esses dados estão aptos para serem futuramente coletados, por um simples aceite que você deu ao entrar na rede social, portanto, esteja ciente disso.

A transparência em relação a coleta e uso de informações pessoais está se tornando cada vez mais uma questão crítica, é essencial que os usuários estejam cientes das informações que estão compartilhando e como essas informações podem ser usadas.

Comparando com o Twitter

Ao compararmos as políticas de privacidade do Twitter e do Threads, percebemos diferenças significativas no tipo e na quantidade de dados pessoais que cada plataforma coleta. Aqui estão algumas das diferenças notáveis:

Dados Financeiros

O Threads coleta "Informações financeiras" e "Dados de pagamento", incluindo "Informações de crédito" e "Outras informações financeiras". Isso sugere que o Threads registra uma gama mais significativa de informações financeiras dos usuários do que o Twitter, que apenas coleta informações sobre "Compras" e "Histórico de compras".

Informações de Saúde

Dentro da categoria de "Análise" e "Funcionalidade do app", o Threads também coleta dados sobre a "Saúde" e o "Condicionamento físico" do usuário, o que o Twitter não faz.

Informações de Contato

Ambas as plataformas coletam "Informações de contato", tais como "Endereço de e-mail" e "Número de telefone". Entretanto, diferente do Twitter, o Threads também coleta o "Endereço físico" e "Outras informações de contato do usuário".

Conteúdo do Usuário

O Threads parece coletar uma gama mais ampla de "conteúdos do usuário". Isso inclui "E-mails ou mensagens de texto, Fotos ou vídeos, Dados de áudio, Suporte ao cliente, Outros conteúdos do usuário". O Twitter também coleta "Conteúdos do usuário", mas sem especificar a captação de "E-mails ou mensagens de texto".

Dados de Diagnóstico

Ambos coletam "Dados de falhas" e "Dados de desempenho" e o Twitter também coleta "Outros dados de diagnóstico". A diferença é que dentro da categoria de diagnóstico, o Threads coleta "Informações confidenciais", enquanto o Twitter não menciona esta coleta.

Em resumo, parece que o novo aplicativo Threads do Instagram coleta uma riqueza maior de tipos de dados do que o Twitter, incluindo mais informações pessoalmente identificáveis, como informações financeiras detidas, saúde e detalhes de contato adicionais.
Lembre-se: a quantidade de dados coletados não indica necessariamente um risco maior de privacidade. É importante considerar como esses dados são usados, armazenados e protegidos.