Eu já havia testado o Edge 30 Pro, logo que ele foi lançado a Motorola já nos enviou para analisar, desde então ele passou por vários updates, assim como o Galaxy S22. Os dois produtos são topo de linha de cada uma das marcas, eu coloquei eles lado a lado justamente para analisar se o Edge 30 Pro passou por evolução e o que você consegue extrair de fotos e vídeos desses dois celulares poderosos.

Esse conteúdo aqui ficará restrito ao comparativo de câmeras, a ideia é trazer alguns desses comparativos lado a lado para mostrar o quão boas as câmeras estão ficando. Então, te acomoda aí e olha o material que conseguimos extrair dessas câmeras.

Galaxy S22 vs Edge 30 Pro: Comparativo de câmeras

O nosso comparativo e visita pelas câmeras do S22 e Edge 30 Pro vão passar por fotos diurnas e fotos noturnas, usando as lentes dos sensores normal e ultrawide. Fazer algumas fotos em modo retrato, utilizar também o modo noturno para ver o quanto elas conseguem extrair de luz e equilibrar os ambientes. Também quero colocar a selfie, onde creio que seja um ponto fundamental a analisar, além de vídeos. Se é sua ideia comprar algum deles para produzir conteúdo, o vídeo é fundamental.

Fotos diurnas

Vamos começar pelas fotos diurnas, onde a maioria dos smartphones faz ótimas fotos. Analisando a primeira foto, a catedral aqui da minha cidade, as fotos lado a lado mostram alguma diferença em contraste, a Samsung aplica mais, tendo as cores levemente mais saturadas também.

Câmera principal
Câmera principal

A foto dois que quero mostrar, é a bike nos fundos de casa aqui. A bike é branca, contrastando com o gramado verde. Podemos ver que os dois celulares se comportam bem em iluminar áreas onde há sombra da planta. Vemos tons mais quentes nas fotos da Motorola, um padrão que você vai perceber em praticamente todas as fotos.

Câmera principal - bikes
Câmera principal - bikes

Essa foto aí foi feita em cima de um viaduto, um dia ensolarado, perfeito para foto. Novamente temos um leve tom mais quente na foto do Edge 30 Pro, e se você reparar nas placas, em especial a de 30Km/h, verá mais nitidez na foto da Motorola. Em contrapartida, o alcance dinâmico reparado no céu do S22 foi mais longe.

Câmera principal - dia ensolarado
Câmera principal - dia ensolarado

Agora uma foto interna, onde há bastante informação para analisar. A foto da Samsung, se reparar nas cadeiras, está com cores puxando até para o verde, enquanto a Motorola, com seu tom mais quente, apresentou algo mais próximo da realidade. A nitidez aquela da Samsung aqui foi bem aproveitada. Se você reparar no espelho e ao fundo, verá na imagem da Samsung o HDR trabalhando melhor.

Câmera principal foto interna
Câmera principal foto interna

Agora vou mostrar para vocês uma foto com a lente principal no modo retrato. Olha o recorte que a Motorola fez. O contorno do cabelo, da roupa e até mesmo do carro ficou ruim. Essa foto é bem complicada para a câmera detectar onde recortar ou não, pois estou colado no carro. A Samsung conseguiu entregar o que foi proposto.

Câmera principal modo retrato
Câmera principal modo retrato

Uma foto que houve bastante diferença foi do Zuma. Essa foto geralmente é difícil de sair boa, há uma janela atrás iluminando o fundo, o Zuminha tava com sono, então ele fica meio paradão, o que me ajudou a fazer a foto. A Samsung conseguiu equilibrar as cores. A Motorola tentou demais iluminar ele, perdendo assim até o balanço de branco.

Câmera principal foto do Zuma
Câmera principal foto do Zuma

Fotos noturnas

Partiu fotos noturnas? A primeira, é uma foto que você verá constantemente em meus testes. Uso ela como referência para fotos noturnas. Posiciono o celular sob a grade de minha casa, ativo o modo noturno e deixo o celular fazer o trabalho dele. Aqui, a Motorola até conseguiu trabalhar bem a iluminação, mas a nitidez das duas é muito diferente. A Samsung, na linha S22 conseguiu entregar até hoje a melhor configuração de foto noturna que eu testei.

Câmera principal modo noturno
Câmera principal modo noturno

Aquela foto interna que viram antes, agora fiz ela noturna. Só que usando a lente ultrawide, no modo noturno. Ambas se saíram muito bem. Há bastante similaridade nas duas, com a Motorola mantendo o padrão mais quente.

Câmera ultrawide modo noturno
Câmera ultrawide modo noturno

Agora eu fui no quiosque atrás da minha casa. Essa foto que você esta vendo lado a lado, é o modo noturno trabalhando cerca de 5 segundos. Vou mostrar o print que fiz no Motorola para vocês verem como a cena estava escura.

Como estava a luz no local
Como estava a luz no local

Eu bato palmas para os dois que conseguiram encontrar luz onde não há, em especial para a Samsung que manteve o balanço de branco entregando cores bem equilibradas e uma nitidez tremenda. Essa foto foi feita com o celular encostado na parede.

Câmera principal modo noturno
Câmera principal modo noturno

Mais um ambiente interno, iluminado com luz branca. Assim como a outra foto noturna interna, os dois produtos entregaram nitidez adequada, com o Samsung em cores mais frias, que remetem mais proximidade com o que eu estava enxergando.

Foto interna noturna
Foto interna noturna

Selfies

Bora dar um pulo nas selfies? A primeira foi dentro do estúdio 2, agora é a Samsung que fez um tom de pele mais quente. A nitidez das duas fotos está muito boa. Uma selfie bem iluminada, sai boa foto.

Selfie interna, bem iluminada
Selfie interna, bem iluminada

Agora fiz uma selfie retrato ao lado de fora de casa, durante o dia, mas sem sol. A Motorola fez meu rosto pegar fogo. A cor da Samsung está perfeita. Não sei o que acontece com o Edge 30 Pro, mas esse problema é de tempo já, desde o primeiro teste dele, estava assim.

Selfie recorte
Selfie recorte

Agora uma selfie em conjunto, em frente a catedral, com sol pegando no rosto. Bem, o que podemos tirar dessa foto, tem bastante coisas. A começar pela iluminação do rosto. No Motorola, a foto está mais iluminada, a catedral ao fundo levemente desfocada, tom mais quente e o céu com menos. Enquanto na Samsung a catedral está focada, assim como a pessoa. A foto tem mais contraste e menos iluminação no rosto.

Selfie bastante sol
Selfie bastante sol

Selfie noturna? Aqui sim tem diferença. A Samsung conseguiu iluminar o rosto e ainda manter o foco. Enquanto a Motorola sofreu, elevou o ISO para 3490 enquanto o Samsung ficou em 1000, máximo considerado adequado para fotos. Esse ISO elevado causa muitos ruídos à foto, como você pode perceber.

Selfie noturna
Selfie noturna

Macro vs Telephoto?

E o que mais temos de fotos? O S22 conta com uma lente telephoto de 3x de zoom ótico, contra uma lente extra Macro no Edge 30 Pro. A minha preferência seria pelo sensor telephoto. É com ele que conseguimos aproximar coisas distantes e com ele consigo fazer ótimas fotos em modo retrato. O Macro dificilmente é bom, por este motivo que geralmente eu faço foto próxima com a lente principal.

Vídeos

Em vídeos, você deve assistir ao vídeo acima, ele mostra o real desempenho das câmeras.

O primeiro teste mostra o nosso editor em frente a uma porta de saída, aqui vemos uma diferença enorme entre o processamento dos dois produtos, a Samsung lidando bem com a exposição forte que a porta traz, enquanto o Motorola estoura a imagem. Ou seja, o HDR em vídeo é ponto para a Samsung.

No vídeo externo, vemos a Samsung exagerando na nitidez, isso é perceptível em todo o conjunto de câmeras, na maioria das vezes fica bom, aqui nesse caso foi demasiado. A Motorola tem um aspecto mais natural, não forçando a nitidez.

O último teste em 4K que fizemos foi ir ao nosso estúdio 1 e deixar alguma luz ligada, colocando os dois smartphones lado a lado para ver o quanto conseguimos extrair do vídeo e quem sabe utilizá-lo para a produção de conteúdo no Youtube ou outras redes sociais, confere aí.

Os vídeos FULLHD, nossa a Motorola peca demais. Eu não consigo entender se ela faz algum tipo de compactação na hora de gravar, mas a qualidade me parece um 720p. Diferente de gravar em 4K.

Até pensei que fosse algo relacionado a método de gravação, desativei o formato H.265 para o H.264 e continuou o mesmo problema.

Veredicto

Como resultado deste teste, temos as fotos dos dois produtos muito boas. Em poucos casos a Motorola vence, a Samsung dá um show quando há baixa incidência de luz, seja na principal ou na selfie.

Em vídeos a Samsung domina, a qualidade, a nitidez e a estabilização são superiores. Eu já tive oportunidade de pegar o Edge 30 Ultra, no evento de lançamento, estou realmente ansioso por testar ele a fundo, pois segundo a Motorola, há avanço significativo em relação ao 30 Pro. Veremos.

Finalizando, se você for comprar um celular para usar como câmera para produção de conteúdos, eu aconselho algum da linha S22, principalmente em se tratando de vídeos. Para fotos, os dois mandam bem.