O Infinix Note 10 Pro é um smartphone chinês vendido sob a tutela da Positivo no Brasil. A marca promete smartphones com ótimos preços para alcançar uma parcela significativa da população emergente. O aparelho tem configurações que já vimos por aqui em outros smartphones, como o processador Mediatek Helio G95, 8GB de RAM, 128GB de armazenamento, display IPS de 6,95" FullHD+ e 90Hz de taxa de atualização.

Infinix NOTE 10 Pro - Veja aqui a ficha técnica completa

Aqui no Oficina da Net você já encontra pelo menos três conteúdos exclusivos sobre o Infinix Note 10 Pro, como o Roda Liso, o Teste de Bateria e o Review. Hoje a gente vai explorar ainda mais o conjunto de câmeras do Infinix. Será que os números se confirmam na prática?

Câmeras

O Infinix Note 10 Pro tem uma câmera principal de 64MP, uma lente secundária de 8MP com lente ultrawide, e duas câmeras complementares para efeitos de profundidade e monocromáticas (2MP cada). Os vídeos com a câmera principal chegam a gravar em 4K a 30fps. Já na câmera frontal são 16MP e vídeos em FullHD30fps.

As câmeras do Infinix Note 10 Pro
As câmeras do Infinix Note 10 Pro

O concorrente

Poco X3 é um belo smartphone
Poco X3 é um belo smartphone

Não dá para dizer se algo é bom ou ruim sem ter uma base de comparação. Pensando nisso, nós pegamos um smartphone já mais antigo, mas que tem câmeras semelhantes como o Pòco X3 NFC, de 2020. Ele tem o sensor principal com 64MP também, 13MP na lente ultrawide e mais 2MP numa lente macro — que não vamos utilizar hoje, pois o Infinix não possui esse recurso.

Os vídeos com o Poco X3 são até 4K/30fps na traseira e FullHD/30fps na frontal - que tem 20MP para as fotos.

Xiaomi POCO X3 - Veja aqui a ficha técnica completa

Teste cego

E que tal um teste cego para deixar a comparação mais interativa? Então confira essa galeria de fotos com o smartphone A e o smartphone B. Você consegue chutar qual deles tem as melhores fotos? São seis fotos com a câmera principal e sete selfies, em ambientes diferentes.

E aí, gostou mais das fotos do aparelho A ou do B? O "A" é o Infinix Note 10 Pro e o "B", o Poco X3 NFC.

Vamos analisar então. A câmera principal dos dois aparelhos se mostrou bem equivalente na composição do frame. O Poco X3 apresenta um pouco mais de definição nas fotos, mas a diferença é bem pequena;

Na foto do teclado sob baixas condições de luz, o Infinix Note 10 Pro sacou melhor o foco enquanto o Poco X3 se perdeu um pouco;

Eu gosto muito da folhagem colorida que temos aqui e acho uma ótima forma da gente ver definição, balanço de branco e detalhes nas fotos - apesar do Poco X3 ter interpretado os tons mais frios, eu gostei do resultado de ambos.

Na foto do prédio laranja, é possível notar que o Poco X3 captou cores melhores no céu, mas tanto A quanto B fizeram bom trabalho no objeto focalizado, no caso, o prédio.

Portanto, na câmera frontal eu vejo que o Infinix Note 10 Pro se saiu bem, mantendo um resultado bom diante de um concorrente muito qualificado como Poco X3. Bom sinal, não é mesmo?

Mas e as câmeras frontais como ficam? Bem, observe as fotos agora que você já sabe quem é quem.

Acho que não resta dúvida sobre a grande diferença entre o Infinix Note 10 Pro e o Poco X3 nessa categoria, certo? E antes que você me diga: "mas o Poco X3 tem mais megapixels que o Infinix". Eu sei que tem, mas os erros da câmera do Infinix não são pela falta de megapixels. A distância focal mínima da lente é muito longa, ou seja, em fotos na distância em que eu tirei com os dois aparelhos, o Infinix pega o foco, normalmente, atrás de mim. Então a saída é você estender o braço o máximo possível para que as selfies não fiquem fora de foco.

Vídeos

Captei quatro vídeos com as câmeras do Infinix Note 10 Pro. O primeiro em 4k/30fps, o segundo em 1080p/30fps, o terceiro com a mesma resolução porém com a estabilização ligada e por fim, um vídeo em 1080p/30 na câmera frontal.

Neles é possível ver uma semelhança muito grande entre o Infinix Note 10 Pro e o Poco X3, em 4K dá para notar que a qualidade de vídeo fica bem aquém do esperado para essa resolução. Em FullHD30fps normal, o Infinix acabou tremendo mais durante a movimentação, mas em suma, as imagens são equivalentes.

Quando usamos o estabilizador ativo nos dois aparelhos, é perceptível a mudança de suavidade para ambos. A qualidade de vídeo segue a mesma. Por fim, na câmera frontal a imagem do Poco X3 é inegavelmente melhor e mais nítida, além das cores mais equilibradas. No Infinix o resultado é bem ruim.

Conclusão

Eu confesso pra vocês que depois de ver os comentários no review do Infinix Note 10 Pro eu tenha pegado muito no pé do aparelho, cobrando demais por uma qualidade que talvez ele não precisasse ter, sendo um smartphone de R$ 1.599 - no preço conferido hoje. Mas hoje eu me sinto bem, pois realmente pude ratificar a minha opinião sobre as câmeras do Infinix Note 10 Pro.

Ele realmente faz fotos aceitáveis com a câmera principal, mas cai muito a qualidade quando usamos a câmera ultrawide e a frontal, bem, a câmera frontal do Infinix é MUITO RUIM.

Sinto muito, mas o Infinix Note 10 Pro segue sendo uma má ideia para quem procura um aparelho minimamente qualificado, especialmente na parte das câmeras.

Concorrente indicação: Moto G30

Quer uma dica de smartphone na mesma faixa de preço e que faz ótimas fotos tanto na principal quanto na câmera frontal? A resposta é Moto G30. O aparelho baratinho da Motorola custa hoje R$ 1399,00 e bem, vou deixar uma galeria de fotos pra você ver a câmera frontal dele e tirar as suas conclusões.

Foto objetos
Foto objetos
Foto objetos
Foto objetos
Foto objetos
Foto objetos
Macro
Macro
Macro
Foto ultrawide
Foto ultrawide
Foto ultrawide
Foto ultrawide
Selfie externa
Selfie interna boa luz
Selfie interna
Selfie retrato
Selfie interna
Selfie pouca luz

Se você gostou desse conteúdo, deixa um comentário pra gente aqui abaixo. Até a próxima.