Na última quinzena o Telegram ultrapassou os 500 milhões de usuários ativos, sendo uma das maiores marcas do mensageiro instantâneo. O sucesso repentino do aplicativo tem como origem a alteração nos termos de uso e privacidade do WhatsApp, principal concorrente do Telegram e que sofre com a migração de seus usuários para outras plataformas.

Visando tentar frear a saída em massa de seus utilizadores, o WhatsApp anunciou em nota que irá adiar o início da nova política de privacidade, que estava prevista para entrar em vigor a partir do dia 8 de fevereiro, com isso impedindo que os usuários que não tivessem aceitado pudessem utilizar o aplicativo. Apesar disso, o Telegram somou mais de 25 milhões de novos usuários em apenas 72 horas, sendo 38% desses provenientes do continente asiático.

Por que usar o Telegram?

Infelizmente o Telegram não é um aplicativo de mensagens tão popular no país, visto que seus principais usuários estão concentrados em alguns nichos, principalmente de tecnologia. Contudo, a comunidade está crescendo e recebendo novas pessoas que desconhecem das principais funções e recursos da plataforma, como grupos com capacidade para até 200 mil participantes, mensagens de autodestruição, várias fotos de perfil, apagar ou editar mensagens e dentre outras funcionalidades exclusivas.

Leia também:

Guia para iniciantes

Vale ressaltar que o aplicativo contém diversos recursos e funções, porém nesta matéria abordaremos um guia específico para os usuários que migraram do WhatsApp e estão confusos com a interface do Telegram.

1. Conhecendo a interface

Diferentemente do WhatsApp que possui três abas superiores, o Telegram apresenta na home todas às conversas e grupos em que você é participante. O acesso ao menu de configurações, chamadas e criar grupos está localizado no menu lateral. Veja:

Interface do Telegram. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.
  • Para acessar seus contatos e iniciar uma conversa basta tocar sobre o ícone de lápis na página inicial.

O aplicativo também possui o modo noturno, que deixa toda a interface escura e proporciona maior conforto visual durante o uso em ambientes com baixa luminosidade. Para alterar entre os modos basta tocar sobre o ícone de 'Sol' ou 'Lua' ao lado da foto.

2. Alterando a foto de perfil

O Telegram permite que o usuário coloque várias fotos de perfil, além de ser possível adicionar um vídeo ou gif. Para alterar é muito simples:

  1. Acesse o menu lateral e toque sobre 'Configurações';
  2. Em seguida toque sobre o ícone indicado;
  3. Selecione a nova foto ou vídeo da galeria ou abra a câmera.
Altere a foto de perfil. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

3. Privacidade

Às configurações de privacidade do Telegram são superiores ao WhatsApp, permitindo, inclusive, ocultar o status de 'online' do aplicativo.

  1. Acesse o menu lateral e vá nas configurações;
  2. Toque sobre 'Privacidade e segurança';
  3. Realize às alterações.

Nessa aba é possível configurar quem pode adicioná-lo em grupos/canais, visualizar seu número de telefone e último acesso (visto por último).

Configurações de privacidade. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

Dica!

Para maior segurança recomendamos que ative a verificação em duas etapas!

4. Criar grupo

Ao contrário do WhatsApp que possui limite de 257 membros por grupo, o Telegram permite até 200 mil participantes. Veja como criar:

  1. Acesse o menu lateral e toque sobre a opção 'Novo grupo';
  2. Selecione os participantes através da sua lista de contatos;
  3. Adicione um nome e foto;
  4. Crie o grupo.
Criando grupo no Telegram. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

5. Editar e apagar mensagens para todos

Seja em grupos ou chats privados é possível editar o que foi escrito ou apagar a mensagem para todos os demais usuários sem que eles saibam. Ao excluir o conteúdo os demais não verão a notificação de "ESTA MENSAGEM FOI APAGADA".

  1. Selecione a mensagem e no menu superior toque sobre o ícone de 'lápis' ou 'lixeira';
  2. Para editar o texto basta reescrever e tocar sobre o botão 'concluído' para salvar a alteração;
  3. Para apagar a mensagem para todos marque a opção "Apagar para [nome do contato] também" e pressione sobre 'apagar'.
Mensagens no Telegram. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

Dica bônus: Grupo Oficina da Net no Telegram

A dica bônus é participar do grupo do Oficina da Net no Telegram. Por lá falamos sobre as novidades e polêmicas do mundo da tecnologia, você terá contato direto com alguns dos redatores e equipe do Oficina da Net. Para participar, só clicar no link:

https://t.me/oficinadanet

Sua opinião é importante para nós, comente! Faltou mais dicas? Conta pra gente!