A Banda Ultralarga, também chamada de UWB (Ultra WideBand), é um protocolo de transmissão de dados sem fio de curto alcance que utiliza frequências consideravelmente mais altas que outros padrões como, por exemplo, o Bluetooth. Smartphones com Android 12 ou superior e iPhones 11 ou gerações mais recentes (excluindo o iPhone SE de 2ª e 3ª geração) já contam com a UWB.

O que é Banda Ultralarga?

O que é a Banda Ultralarga (UWB) e o que ela faz. Fonte: ubisense
O que é a Banda Ultralarga (UWB) e o que ela faz. Fonte: ubisense

A Banda Ultralarga (UWB) é uma tecnologia que permite a comunicação segura e precisa em distâncias pequenas entre dispositivos. Ela é capaz de medir a distância, ângulo e elevação com uma precisão de até 10 centímetros e funciona em ambientes internos com várias barreiras.

Pense na UWB como se fosse um radar de precisão que utiliza alta frequência. Isso permite a transferência de dados com alta segurança para trocar credenciais entre dois dispositivos, podendo utilizá-la como uma chave digital de um carro para destrancá-lo e dar partida, por exemplo. É possível também encontrar o controle remoto de sua TV utilizando o celular com a Banda Ultralarga.

Maior alcance, menos interferência e mais velocidade

Como a Banda Ultralarga utiliza uma faixa de frequência muito grande, indo de 3,1 GHz a 10,6 GHz, é possível obter tanto um alcance maior que o do Bluetooth (2,45 GHz) através da faixa de 3 GHz, por exemplo, quanto uma velocidade de transferência de dados mais alta, utilizando a faixa de 10 GHz. Além disso, utilizando frequências diferentes das do Wi-Fi (2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz) e Bluetooth (2,4 GHz), é possível obter um nível de interferência baixíssimo.

Alcance e velocidade de transferência limitada

De acordo com a documentação da FCC dos EUA sobre a Banda Ultralarga, a velocidade da tecnologia varia entre 50 Mb/s a 100 MB/s. Entretanto, no futuro espera-se que a velocidade de 500 Mb/s seja atingida. Já em termos de alcance, há uma variação entre 90 e 150 metros, dependendo da faixa de frequência utilizada.

Em quais celulares a Banda Ultralarga está disponível?

Esse é o Galaxy S22+, aparelho que conta com a tecnologia UWB
Esse é o Galaxy S22+, aparelho que conta com a tecnologia UWB

A partir do Android 12, o Google lançou no início de 2022 uma biblioteca chamada Jetpack, que permitiu a criação de aplicativos e serviços com UWB para trocar informações entre celulares e entre smartphones e dispositivos IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas).

A biblioteca JetPack do Android é compatível com acessórios compatíveis com FIRA MAC 1.3. Caso não saiba, FiRA é uma organização que promove o uso da Banda Ultralarga como controle remoto, serviços baseados em localização e serviços de comunicação entre dispositivos. O "MAC 1.3" indica a especificação de coisas como, por exemplo, a maneira como a comunicação funciona, formato de mensagens, criptografia etc.

Segundo a página de desenvolvedores do Android, desde abril de 2023, os seguintes smartphones tem suporte a Banda Ultralarga:

  • Google Pixel 6 Pro
  • Google Pixel 7 Pro
  • Samsung Galaxy Galaxy Note 20
  • Samsung Galaxy S21+
  • Samsung Galaxy S22+
  • Samsung Galaxy Z Fold 2
  • Samsung Galaxy Z Fold 3
  • Samsung Galaxy Z Fold 4

De acordo com a Apple, a Banda Ultralarga "está disponível em todos os modelos de iPhone 11, iPhone 12, iPhone 13, iPhone 14 e iPhone 15, e a disponibilidade varia por região". É importante lembrar que o iPhone SE (2ª e 3ª geração) não conta com UWB.

Com relação a disponibilidade do uso da tecnologia UWB em iPhones por região, o Brasil felizmente é um dos países onde é possível utilizar todos os recursos da Banda Ultralarga nos celulares.

Para quais tarefas a Banda Ultralarga é utilizada?

A UWB é utilizada para fazer as seguintes funções:

  • Chaves digitais para abrir ou dar partida em carros, além de trancar e destrancar fechaduras inteligentes (smart locks).
  • Transferência de arquivos mais eficiente em celulares Android utilizando o recurso "Compartilhar por proximidade".
  • Localizar itens perdidos com precisão de centímetros (exemplo de dispositivos: Samsung Galaxy SmartTag, Apple AirTag)
  • Comunicação com dispositivos de Internet das Coisas, permitindo o controle de luzes, ar-condicionado, caixas de som, TVs, entre outros.
  • Localização exata do usuário, mesmo em locais com divisões complexas.
  • Localizar alvos com precisão em ambientes internos onde há portas, paredes, tetos e vários ambientes através de radares UWB.
  • Monitorar sinais vitais do corpo humano, como frequência cardíaca e sinais respiratórios através de radares doppler UWB de pulso.

É possível utilizar a UWB para a transmissão de áudio sem fio?

Sim, é possível. Entretanto, como é necessário desenvolver codecs de áudio específicos para a transmissão de áudio e isso exige apoio da indústria, talvez esse tipo de aplicação demore a ser implementada. Porém, no final de outubro de 2023 a Qualcomm anúncio uma nova tecnologia chamada XPAN, que permite a utilização do Wi-Fi ao invés do Bluetooth para transmitir o áudio sem perdas e com latência baixa, conforme o Oficina da Net relatou.

Quais aplicações empresariais utilizam a UWB?

Há também aplicações empresariais que utilizam a Banda Ultralarga. São elas:

  • Automação e robótica: comunicação e controle em tempo real entre máquinas e sistemas.
  • Segurança do trabalhador e detecção de proximidade: monitoramento da localização e movimento dos trabalhadores em tempo real, além da detecção de potenciais colisões entre trabalhadores e máquinas.
  • Rastreamento de ativos (assets): rastreamento em tempo real de ativos (assets) em instalações industriais, anexando etiquetas com UWB em equipamentos, ferramentas e estoques para monitorar a localização, movimentação e utilização.

Qual a diferença entre o a Banda Ultralarga, o Wi-Fi e o Bluetooth?

Embora tanto a Banda Ultralarga quanto o Wi-Fi e o Bluetooth sejam formas de transmissão sem fio, estes protocolos têm suas diferenças. Com base nos dados da FCC dos EUA, confira o que os diferencia na tabela abaixo.

UWB Bluetooth Wi-Fi
Frequência 3,1 GHz a 10,6 GHz 2,45 GHz 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz
Velocidade de transferência 50 Mbps a 100 Mbps 0,8 Mbps a 1 Mbps 5,5 Mbps a 2 Gbps
Alcance 90 a 150 metros 10 metros 90 metros
Consumo de bateria Baixo Baixo Médio a Alto
Vulnerabilidade à interferência Baixo Alto Médio a alto

Não confunda Banda Ultralarga com Ultra Banda Larga

A Banda Ultralarga é uma forma de transmissão sem fio semelhante ao Bluetooth enquanto a Ultra Banda Larga se refere a uma alta velocidade de internet.