Elon Musk ameaçou a Microsoft, dizendo que irá processar a empresa por ela ter feito uso dos dados do Twitter para treinar sua IA (inteligência artificial). Segundo o site DigitalTrends, essa reação se deve à decisão da Microsoft de remover o Twitter de sua plataforma de anúncios. Em um tweet, Elon diz que "eles treinaram ilegalmente usando dados do Twitter".

Elon Musk ameaça processar Microsoft por IA treinar com dados do Twitter

Treinar IAs (inteligências artificiais) com tweets de usuários é motivo para processo, diz Elon Musk ao ameaçar a Microsoft. Fonte: Oficina da Net
Treinar IAs com tweets de usuários é motivo para processo, diz Elon Musk ao ameaçar a Microsoft. Fonte: Oficina da Net

De acordo com Elon Musk, a Microsoft usou ilegalmente tweets de usuários para treinar sua inteligência artificial. Mas ao que parece, a decisão tomara não foi uma reação de defesa sobre os dados do Twitter e sim da ação da Microsoft de retirar o recurso de gerenciamento de mídia social oferecido pela empresa para os usuários acessarem sua conta no Twitter. O encerramento dessa funcionalidade irá ocorrer no dia 25 de abril de 2023.

Ao que parece, a Microsoft decidiu por tirar o Twitter da sua plataforma de anúncios após o anúncio de Elon Musk sobre cobrar entre US$ 42.000 e US$ 210.000 por mês pelo acesso a API do Twitter, que os desenvolvedores precisam para criar seu próprio software relacionado. Mesmo que estes valores não sejam tão grandes para a Microsoft, o grande problema é a questão de pagar por algo que era até pouco tempo atrás gratuito.

Ainda não se sabe se Elon Musk irá cumprir a sua promessa de processar a Microsoft. Porém, seu comentário traria grandes riscos para a nova onda de ferramentas baseadas em IA, já que o aprendizado delas depende do conteúdo que se tem na internet.

O que você acha sobre o ocorrido? Comente abaixo e compartilhe a sua opinião conosco!