Lembra quando a SpaceX mandou um carro vermelho para o espaço? Pois é, esta semana fez cinco anos que isso aconteceu. Venha relembrar comigo como foi esse evento, quais os motivos e por onde anda o carro que o Elon Musk mandou para o espaço. O dia do lançamento foi 6 de Fevereiro de 2018. O foguete Falcon Heavy da empresa SpaceX levou para o espaço o carro pessoal de Elon Musk, um Tesla Roadster de 2010.

Por onde anda o Tesla que Elon Musk mandou para o espaço?

O objetivo principal da missão teste era demonstrar que o novo foguete era forte o suficiente para carregar uma carga até Marte. Mas por quê escolheram um carro? Bem, a SpaceX até chegou apresentar a Nasa uma oportunidade de oferecer uma carga para levarem ao espaço, mas a Nasa recusou. O carro de Musk era a segunda opção.

O vídeo acima é a transmissão ao vivo feita pelas câmeras posicionadas ao redor do veículo. Conseguiram transmitir por 4 horas e 13 minutos até o esgotamento das baterias. Depois da transmissão, o foguete ainda preso no carro realizou uma queimada que acelerou o Tesla em velocidade terminal da Terra - orbitando o veículo ao redor do Sol.

Cinco anos depois, o carro permanece nessa mesma órbita, chegando "próximo" a Marte e da Terra em algumas ocasiões. Podemos rastrear a exata posição do Tesla Roadster utilizando dois sites:

Onde está o Tesla Roadster agora?

👉Where-Is-Tesla-Roadster

👉WhereIsRoadster

Gif ilustrando a primeira órbita do Tesla Roadster, em rosa.
Gif ilustrando a primeira órbita do Tesla Roadster, em rosa. Fonte: Wikipedia
  • Azul claro: Mercúrio
  • Amarelo: Vênus
  • Azul: Terra
  • Rosa: Tesla Roadster
  • Laranja: Marte

O Tesla Roadster encontra-se numa órbita heliocentrica (ao redor do sol) que cruza a órbita de Marte e chega a 1.66 au (unidades astronomicas) do Sol. Com uma inclinação de aproximadamente 1 grau referente ao plano ecliptico, o carro jamais encontrara Marte em seu caminho, já que o planeta está inclinado 1.85 graus.

Nove meses após o lançamento, o Tesla já havia viajado além da órbita de Marte, numa distância de 248,892,559 kilometros do Sol. A velocidade máxima que o carro atinge é de aproximadamente 121,000 km/h, no ponto mais perto do Sol.

É importante ressaltar que o objetivo da missão nunca foi orbitar ou atingir Marte. Para isso, seria necessário a instalação de um módulo de foguetes precisos para realizar micro-correções, aparelhos de comunicações avançados e até paraquedas. A missão tinha como objetivo demonstrar a capacidade do foguete Falcon Heavy em carregar pacotes, e foi considerada um sucesso.

O que tem dentro do carro?

O Tesla Roadster é "pilotado" pelo "Starman", um manequim em tamanho real vestido com uma roupa espacial pressurizada da SpaceX. Está preso no carro numa posição bem casual: com um dos braços segurando o volante e o outro na janela. O nome "Starman" é uma referência a música do David Bowie, e o rádio do carro foi programado para tocar em looping a música "Space Oddity", do mesmo artista.

No porta luvas temos uma cópia do livro O Guia do Mochileiro das Galaxias, de Douglas Adams, e uma toalha, como referência ao livro. Uma mensagem escrita no painel "NÃO ENTRE EM PÂNICO!" também é referência a obra.

Don
Um Hot Wheels do Roadster com uma miniatura do Starman está montado no painel. Fonte: SpaceX

Uma placa com o nome de todos os empregados que trabalharam no projeto está colada na parte de baixo do carro junto de uma mensagem "Feito na Terra, por humanos".